Está terminando hoje, 29 de julho a 1ª. etapa de preparação ao Diaconato Permanente de uma nova turma de 30 candidatos da Diocese de Blumenau, dos quais alguns provêm de dioceses vizinhas. Com início no dia 18, o curso desenvolveu-se no belo ambiente do Centro Diocesano de Espiritualidade Nossa Senhora do Carmo, situado na cidade de Rio dos Cedros, a 45 km de Blumenau.
Dom José Negri, Bispo Diocesano, quis este projeto, abençoou-o e acompanha-o muito de perto, em sintonia com os Bispos do Regional Sul IV da CNBB e com as orientações dos documentos pontifícios.
Pe. João Leite, pároco da Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, Vila Nova, Blumenau, que acumula a responsabilidade diocesana dos Diáconos Permanentes, coordenou o encontro, auxiliado por dinâmica equipe formada por Diáconos Permanentes já ordenados, seminaristas estudantes de teologia, cozinheira e outros padres que assumem a orientação das matérias teológicas do estudo.
A segunda etapa da preparação dos futuros Diáconos Permanentes está planejada para meados de janeiro de 2011, no mesmo local. Assim, sucessivamente, nos meses de julho e janeiro de cada ano, durante seis anos os candidatos vão se capacitando e discernindo sua vocação ao Ministério Diaconal para suas Dioceses e para a Igreja. Ao todo, portanto, percorrerão 10 quinzenas de convívio, estudo, oração e lazer conjunto. As duas últimas etapas, completando 12, funcionarão com trabalhos individuais práticos, acompanhados pelos responsáveis da Escola.
A Família Diaconal da Diocese de Blumenau, contando com mais de 50 integrantes, está articulada através da Escola Diaconal São Lourenço, compreendendo igualmente formação permanente a todos os Diáconos, inclusive a suas esposas. Ultrapassando a idade de 75 anos, os Diáconos Permanentes tornam-se eméritos e, assim, dedicam-se mais à família e ao justo exercício mais livre da sua missão.
Na Diocese de Blumenau, destacam-se os Diáconos Permanentes por fugirem bastante ao reducionismo do aspecto litúrgico no exercício da sua ampla missão. A Evangelização da Família e a Pastoral do Dízimo são por eles coordenados e animados em toda a Diocese. Há empenho decidido de favorecer a efetiva participação de Diáconos Permanentes no campo da comunicação, da educação, das pastorais sociais enfim.
Veja mais fotos desta primeira etapa do Curso de Diáconos Permanentes: http://diocesedeblumenau.org.br/detalhe_01200.php?cod_select=162
Redação e fotos: Pe. Raul Kestring