Em reunião ocorrida na manhã de sábado, 22 de maio de 2021, nas dependências da Paróquia São Francisco de Assis, Blumenau, o Conselho Diocesano de Pastoral aprovou o seu Planejamento Pastoral que deverá dinamizar as atividades evangelizadoras até 2023. Afetado também pelas consequências da pandemia, o Plano sofreu atraso no seu encaminhamento, mas, em diversas paróquias e pastorais, já inspirava a evangelização, em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e seu Regional Sul IV.
Assumindo o objetivo geral nacional e regional, o plano propõe: “EVANGELIZAR no contexto diocesano cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos missionários de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”.
À semelhança de uma casa, quatro pilares sustentam todo o mesmo planejamento: A Palavra, o pão, a Caridade e a Ação Missionária. Destaque ganhou, em dimensão transversal, a Iniciação à Vida Cristã, de inspiração catecumenal, como tarefa de toda a comunidade eclesial missionária.
A agenda do evento contemplou também o Ano da Família Amoris Laetitia, instituído pelo Papa Francisco no último dia comemorativo de São Jose, 19 de março de 2021, e que terminará em 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias em Roma com o Santo Padre. Na verdade, o Ano da Família vem somar com o Plano de Pastoral, uma vez que a família sempre evangeliza e precisa ser evangelizada, agora com novos conteúdos e propostas.
Mereceu consideração, na mesma reunião, a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, envolvendo pessoas, grupos, comunidades, todo o povo de Deus nessa parte do planeta, agendada para os dias 21 a 28 de novembro de 2021, tendo por local o entorno do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México. A Assembleia será precedida de um período de preparação que já iniciou em junho do ano passado e que objetiva “gerar diversos diálogos e atividades que serão o fio condutor de todo o processo de discernimento até e durante a Assembleia”. O período de escuta estende-se até meados de julho.
Dentro da nova perspectiva de uma evangelização, pautada pela Iniciação à Vida Cristã, o Conselho Diocesano ainda abordou as Novas Diretrizes Sacramentais que está em processo de aprovação.
Assim finaliza o Bispo de Blumenau a sua correspondência de convocação desse intenso encontro: “Que possamos, com São Paulo Apóstolo, dizer: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho (1Cor 9,16), e assumir a ação evangelizadora como caminho de realização do Reino de Deus”. A este anseio, unimos também nossa oração e nosso empenho.
Texto e imagens: Pe. Raul Kestring