O “Dia de Ação de Graças” vem dos Estados Unidos. Em 1620, fugindo da perseguição religiosa, muitas famílias inglesas, chegavam à terra da liberdade, os Estados Unidos. Aqueles peregrinos puritanos, no novo continente, fundam treze colônias, que se tornaram semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte.
O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores fortemente adversos. Mas não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Fizeram cabanas de madeira, prepararam o solo e semearam confiantes. Descobriram o quanto lhes era valiosa a convivência pacífica e parceira com os índios, conhecedores do lugar.
E Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos, e convidaram os índios para, juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus.
Nascia, assim, o “Thanksgiving Day”, celebrado até hoje nos Estados Unidos na quarta quinta-feira de novembro. A mesma data foi estabelecida também no Brasil em 1966 pelo Presidente Marechal Castelo Branco para, assim, coincidir com mais de uma centena de países, sensibilizados com aquele ato de fé e louvor aos Deus Criador e Pai.
È esta atitude de nobreza e de verdadeira justiça que, por todo o nosso Brasil, pelas comunidades religiosas, inclusive em Blumenau e região, vamos celebrar juntos. Agora, porém, nós cristãos, não convidamos somente os índios, embora em pequeno número entre nós, mas convidamos todas as pessoas de boa vontade à gratidão. Pois basta olhar ao nosso redor para reconhecer de quantas coisas precisamos agradecer a Deus. O dom da vida já nos enche de alegria para proclamarmos: “Bom é render graças ao Senhor”… ou ainda:”Entrai por suas portas com ações de graças” (Sl 92,1 e 100,4).
O Núcleo Ecumênico de Blumenau preparou o roteiro dessa celebração, que será realizada no próximo dia 23 de novembro, às 19h30, na Igreja do Espírito Santo, do Sínodo Vale do Itajaí (IECLB), situada ao lado do Hospital Santa Catarina, em Blumenau.
Não há dúvidas de que divulgar esta celebração de ação de graças já é agradecer.
Esperamos você, sua família, sua comunidade.
Núcleo Ecumênico de Blumenau
Blumenau, 14 de novembro de 2011