1. A Rede Global de Religiões a favor das Crianças (GNRC) foi fundada em 2001, por iniciativa da Fundação Arigatou – organização do ramo budista Myochikai do Japão. Conta com a colaboração das religiões mundiais e organismos internacionais. Desde a fundação foram realizados 3 Foruns Mundiais, nas cidades de Tokio (2001), Genebra (2004) e Hiroshima (2008). O Brasil integra a GNRC na Região América Latina.
2. Com o objetivo de dar visibilidade e contribuir com a defesa da infância, a GNRC propõe um dia especial para as religiões renovarem seu compromisso sagrado com o bem estar das crianças e adolescentes. Essa data é 20 de novembro, aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada em 1989 pela Organização das N ações Unidas, que completa 20 anos neste ano de 2009.
3. A celebração do DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO E AÇÃO PELAS CRIANÇAS no dia 20 de novembro vem ocorrendo por meio da cooperação entre as religiões do mundo, comunidades religiosas, organizações laicas e indivíduos, e tem por objetivo também trazer esperança para a construção de um mundo mais justo e fraterno para as crianças.
4. Nas comunidades do Brasil, propomos – a Pastoral da Criança, o Conic e o Clai – neste ano, como fizemos no ano de 2008, a realização de atividades de Oração e Ação na semana de 15 a 22 de novembro de 2009, o que possibilita conciliar outras datas celebrativas do período, como o dia da Consciência Negra.
5. O tema no Brasil neste ano é “Adolescentes em Unidades de Internação, Respeito e Dignidade”. O temário mundial é “Diminuição da Pobreza”.
6. Nesse sentido, como é de conhecimento de todos/as, realizaremos em Brasília/DF, nos dias 16 e 17 de novembro de 2009, atividades, conforme programação anexa, que contarão com a presença de representantes da GNRC e lideranças latino-americanas, inclusive do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel.
7. No dia 16 de novembro, das 19h às 21h, como o tema no Brasil é “Adolescentes em Unidades de Internação, Respeito e Dignidade”, planejamos realizar uma vigília inter-religiosa no espaço localizado em frente ao CAJE, pois pretendemos chamar a atenção para a realidade desses adolescentes, que merecem ser tratados com respeito e dignidade pela sociedade brasileira.
8. No dia 17 de novembro, das 9h às 12h, o GNRC será lançado em âmbito no continente latino-americano em evento onde acontecerão várias atividades no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, conforme detalhamento na programação anexa.
Rev. Luiz Alberto Barbosa
Secretário Geral do CONIC