Dia Mundial da Paz 2011 (01/01) já tem tema definido

Publicado 2010/07/13
Autor: Gaudium Press
Secção: Mundo

Castel Gandolfo (Segunda-feira, 13-07-2010, Gaudium Press) "Liberdade religiosa, caminho para a paz". Este foi o tema escolhido pelo Papa para a 44ª edição do Dia Mundial da Paz, celebrado pela Igreja Católica no dia 1º de janeiro. A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou hoje o tema e o comentário sobre o Dia da Paz em quatro línguas: italiano, inglês, francês e espanhol.

O tema foi escolhido como uma resposta às "várias formas de limitação ou negação da liberdade religiosa, de discriminação e marginalização baseadas na religião, até a perseguição e a violência contra as minorias", afirma o comunicado.

A liberdade religiosa é a "liberdade das liberdades" e é "coerente com a procura da verdade e a verdade do homem". "Tudo aquilo que se opõe à dignidade do homem, opõe-se à procura da verdade e não pode ser considerado como liberdade religiosa". A religiosidade não pode ser reduzida ao fundamentalismo e a outras manipulações. No texto, o Vaticano defende que uma verdadeira e profunda visão da liberdade religiosa amplia os horizontes da humanidade e liberdade do homem e lhe permite estabelecer uma relação profunda com si mesmo e com os outros.

É profundo e justo entender como a liberdade religiosa é importante nos ensinamentos do Papa Bento XVI durante suas viagens e encontros com os chefes de estado. O tema torna-se fundamental também para o próximo Sínodo sobre o Oriente Médio. Na ONU, em 18 de abril de 2008, disse que "não deveria nunca ser necessário negar a Deus para poder gozar os próprios direitos. Os direitos ligados à religião necessitam muito serem protegidos e considerados de um conflito com a ideologia secular prevalente ou com posições de uma maioria religiosa de natureza exclusiva".

O Dia Mundial da Paz é celebrado pela Igreja Católica desde 1968. O Santo Padre está preparando a mensagem que será apresentada ao fim da Missa, celebrada sempre na Basílica Vaticana. O tema da liberdade religiosa escolhido pelo Santo Padre para o Dia Mundial da Paz de 2011 está em continuidade com os temas precedentes da data: a verdade, "Na verdade, a paz", de 2006; a dignidade da pessoa humana, "A pessoa humana, coração da paz", de 2007; a unidade da família humana, "Família humana, comunidade de paz", de 2008; a luta contra a pobreza, "Combater a pobreza, construir a paz", de 2009; e, enfim a preservação da criação, "Se quiser cultivar a paz, preserve a criação", de 2010.

  

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.