Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)
Com tanto espaço que tinha no mundo, Deus escolheu a manjedoura, na Gruta de Belém, e aquele era o encontro marcado, permanecendo para e entre nós. Hoje somos tentados a mudar o lugar do encontro, mas o Amor escolheu a pobreza de Maria e de José: dois peregrinos na fé. Não pediu a eles outra colaboração senão aquela de aceitar o Deus que entra na história escolhendo uma situação existencial extremamente insegura. E é esta a colaboração que Ele pede a nós para vir nascer no coração dos homens, das famílias e das comunidades.
Vivemos o estupor, a alegria, a fé humilde e o reconhecimento pelo inefável mistério do Filho de Deus que colocou a sua morada entre nós. Queremos nos abrir para acolher o que isto significa para nós e para a humanidade inteira.
O Natal celebra a salvação que Deus oferece no Cristo a todos os homens e povos. Na única pessoa de Cristo está unida toda a plenitude da divindade e toda a riqueza da humanidade. Na encarnação se atua o plano da salvação de Deus. A sua reconciliação com o homem derrota a morte, traz a paz sobre a terra, nos torna criaturas novas, obras novas de Deus.
A alegria da vida nova que desabrocha inunda tudo e todos. O nascimento de Jesus é explosão de vida, expansão, comunhão a todos os níveis. A pequenez do homem é transformada na imensa dignidade do cristão.
No Ano da Misericórdia, que viveremos na Igreja por um ano, é a salvação que esperamos de Deus, a qual tem o sabor do amor. Na verdade, preparando-nos para o mistério do Natal, assumimos de novo o caminho do povo de Deus para acolher o Filho que nos veio revelar que Deus, antes de tudo, é Amor (cf. 1 Jo 4,8).
Que neste tempo de Natal sobressaia a espiritualidade e a vida interior por meio da graça, dos diversos encontros em nossa diocese, da confecção do presépio. Oração, esperança, conversão, fé, misericórdia sejam a marca do tempo que vivemos.
Cada um de nós tem um encontro com a Noite Santa da história e poderá descobrir o sentido da própria vida, porque descobrirá o Amor com o qual é amado. Feliz Natal e abençoado Ano Novo!