Na semana de 13 a 20 de fevereiro de 2010, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, percorrendo a Diocese de Blumenau no seu décimo aniversário, visitou a Paróquia São Domingos de Gusmão, em Navegantes. Para aquelas comunidades, famílias, doentes, jovens e adultos, para todos, a visita da Mãe Celeste foi uma graça incomparável.
Na tarde do dia 20, às 18h, o Pároco Frei Aleixo presidiu a missa de despedida da veneranda imagem. Uma carreata estava pronta para trasladá-la para a Paróquia São Vicente de Paulo, de Luiz Alves, que já vivia a expectativa da Mãe Peregrina.
Neste momento de despedida, a emoção tomava conta de inúmeras pessoas na Igreja Matriz São Domingos de Gusmão. Parecia que todos e todas queriam apertar a mão da Mãe; queriam ao menos tocar o seu manto azul; queriam, enfim, agradecer a sua inesquecível visita. Queriam mais: que ela permanecesse em São Domingos.
De fato, a sua imagem pode ir embora, em visita a outros seus filhos e filhas, mas sabemos que, onde adoramos Jesus, seu Filho; onde vivemos o amor fraterno, a Mãe está sempre presente. Onde as pessoas sofrem no corpo ou na alma, a Mãe se faz presente. Não é assim com a nossa mãe biológica? A Mãe do céu é também verdadeira e solícita mãe. Ela foi-nos dada pelo próprio Jesus.
Texto e fotos: Pe. Raul Kestring