“Deliberavam como haveriam de matar Jesus” – Melitão de Sardes (+ c. 195) – Leituras Bíblicas

Leituras Bíblicas

“Senhor, a quem iremos? Tu tens palvras de vida eterna” (Jo 6,68)!

Dia 20 de janeiro de 2010

Quarta feira da 2ª semana do Tempo Comum

 

Hoje a Igreja celebra São Sebastião (Ano 288) – Leia sua vida clicando: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=20&Mes=1&SantoID=129

 

Livro de 1º Samuel 17,32-33.37.40-51:

 Davi disse-lhe: «Ninguém desanime por causa desse filisteu! O teu servo irá combatê-lo.»
Disse-lhe Saul: «Não poderás ir lutar contra esse filisteu. Não passas de uma criança, e ele é um homem de guerra desde a sua mocidade.»
E acrescentou: «O Senhor, que me livrou das garras do leão e do urso, há de salvar-me igualmente das mãos desse filisteu.» Disse-lhe o rei: «Vai, e que o Senhor esteja contigo.»
E tirou a armadura. Tomou o seu cajado e escolheu no regato cinco pedras lisas, pondo-as no alforge de pastor que lhe servia de bolsa. Depois, com a funda na mão, avançou contra o filisteu.
Este, precedido do escudeiro, aproximou-se de Davi, mediu-o com os olhos e, vendo que era jovem, louro e de aspecto delicado, desprezou-o.
Disse-lhe: «Sou eu, porventura, um cão, para vires contra mim de pau na mão?» E amaldiçoou Davi em nome dos seus deuses.
E acrescentou: «Vem, que eu darei a tua carne às aves do céu e aos animais da terra!»
Davi respondeu: «Tu vens para mim de espada, lança e escudo; eu, porém, vou a ti em nome do Senhor do universo, do Deus dos esquadrões de Israel, a quem tu desafiaste. O Senhor vai entregar-te hoje nas minhas mãos e eu vou matar-te, cortar-te a cabeça e dar os cadáveres do campo dos filisteus às aves do céu e aos animais da terra, para que todo o mundo saiba que há um Deus em Israel. E toda essa multidão de gente saberá que não é com a espada nem com a lança que o Senhor triunfa, porque Ele é o árbitro da guerra e Ele vos entregará nas nossas mãos!»
Levantou-se o filisteu e avançou contra Davi. Este também correu para as linhas inimigas ao encontro do filisteu. Meteu a mão no alforge, tomou uma pedra e arremessou-a com a funda, ferindo o filisteu na fronte. A pedra penetrou-lhe na cabeça, e o gigante tombou com o rosto por terra.
Assim venceu Davi o filisteu, ferindo-o de morte com uma funda e uma pedra. E, como não tinha espada na mão, Davi correu para o filisteu e, quando já estava junto dele, arrancou-lhe a espada da bainha e acabou de o matar, cortando-lhe a cabeça. Vendo morto o seu guerreiro mais valente, os filisteus fugiram.

Livro de Salmos 144,1.2.9-10:

Bendito seja o SENHOR, meu rochedo, que adestra as minhas mãos para a luta e os meus dedos para o combate!
Ele é o meu auxílio e fortaleza, o meu baluarte e o meu refúgio; Ele é o meu escudo e o meu abrigo, que subjuga os povos aos meus pés.
Quero cantar-te, ó Deus, um cântico novo; cantar-te-ei salmos com a harpa de dez cordas.
Ès Tu que concedes aos reis a vitória, e livras o teu servo Davi da espada mortal.

Evangelho segundo S. Marcos 3,1-6:

Novamente entrou na sinagoga. E estava lá um homem que tinha uma das mãos paralisada.
Ora eles observavam-no, para ver se iria curá-lo ao sábado, a fim de o poderem acusar.
Jesus disse ao homem da mão paralisada: «Levanta-te e vem para o meio.»
E a eles perguntou: «É permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou matá-la?» Eles ficaram calados.
Então, olhando-os com indignação e magoado com a dureza dos seus corações, disse ao homem: «Estende a mão.» Estendeu-a, e a mão ficou curada.
Assim que saíram, os fariseus reuniram-se com os partidários de Herodes para deliberar como haviam de matar Jesus.

Comentário ao Evangelho do dia feito por
Melitão de Sardes (?-c. 195), bispo
Homilia sobre a Páscoa, 82-90 (a partir da trad. cf SC 123, pp. 107ss.)

Assim que saíram, os fariseus reuniram-se com os partidários de Herodes para deliberar como haviam de matar Jesus

Vós não vistes a Deus; não reconhecestes o Senhor; não soubestes que era Ele, o Primogénito de Deus, o que foi gerado antes da estrela da manhã (Sl 109,3), o que fez surgir a luz, O que fez brilhar o dia, separando-o das trevas, o que fixou os primeiros limites, suspendendo a terra, secando os abismos, expondo o firmamento […], o que criou os anjos do céu, O que no céu fixou os tronos, o que modelou o homem sobre a terra. Foi Ele que escolheu Israel, foi Ele que o guiou desde Adão até Noé, desde Noé até Abraão, desde Abraão até Isaac e Jacó e aos doze patriarcas. Foi Ele que conduziu os vossos pais ao Egito, que aí os protegeu e os alimentou. Foi Ele que os iluminou por meio de uma coluna de fogo e os cobriu com uma nuvem, foi Ele que abriu o Mar Vermelho e lho fez atravessar. Foi Ele que lhes deu o maná do céu, que os saciou com o que tirou do rochedo, que lhes deu a Lei e a Terra Prometida, que lhes enviou os profetas e lhes suscitou os reis. Foi Ele que veio a vós, cuidando daqueles que sofriam, ressuscitando os mortos. […] É Ele que quereis matar, é Ele que quereis entregar em troca de umas quantas moedas de prata. […]

Como foi que estimastes os benefícios que vos foram concedidos? […] Estimai agora a mão ressequida que Ele restituiu ao corpo. Estimai agora os cegos de nascença que Ele devolveu à luz por meio de uma palavra sua. Estimai agora os mortos que fez sair do túmulo após três ou quatro dias. Não têm preço os dons que Ele vos concede. E vós […] pagastes-lhe o bem com o mal, a alegria com a aflição, a vida com a morte.

 

Padre Pio di Pietrelcina:

"A oração é a melhor arma que temos; é uma chave que abre o coração de Deus. Deves falar a Jesus mais com o coração do que com os lábios; e, em certas circnstâncias, deves falar-lhe somente com o coração." 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.