Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração (Jr 3,15) – Pe. João Bachmann

Pe. João Bachmann
Pároco/Cura da Paróquia Catedral São Paulo Apóstolo

Festejamos nossos padres nesse dia 4 de agosto. Bem sabemos que o sacerdócio não é uma honra, mas um chamado para a missão, para a evangelização “em nome de Deus e a favor do povo”. Reflitamos sobre o que é mesmo ser padre.

1 – Ser padre é antes de tudo ser humano. Tirados dentre os homens (Hb 5,1); rodeados de fraquezas (Hb 5,2); homens do mundo (Jo 17,6). Assim são os padres. A ordenação não imuniza a pessoa do ministro das fraquezas humanas, erros e pecados (Cic 1550). Sabemos também que essa fraqueza não invalida a celebração e nem impede fruto da graça. A indignidade do ministro não impede Cristo de agir, embora melhor seja a santidade de vida para o ministério sacerdotal. O homem moderno acredita mais nas testemunhas do que nos mestres.

O Vaticano 2º prescreve seis qualidades humanas para o padre: bondade de coração, sinceridade, coragem, constância, cultivo da justiça e delicadeza. As atitudes dissonantes com estas virtudes e que desumanizam os ministros são: agressividade, inferioridade, medo, exibicionismo, dependência afetiva, gratificação sexual, dominação. Quanto mais o padre é humanamente polido, melhor irá evangelizar, pois a “graça supõe a natureza”. Enquanto pessoa humana, o padre precisa de amizade, compreensão, perdão, colaboração das pessoas. Nada melhor para o padre do que a boa convivência com seus colegas, seu bispo, sua comunidade. A felicidade do sacerdócio é reflexo da felicidade pessoal. Um padre humano, alegre, feliz é propaganda de Deus e de vocações.

2 – Ser padre é ser cristão. A vocação mais importante é a santidade. Decorre daí que o padre é, antes de tudo, discípulo do Evangelho, um cristão com igual dignidade à dos demais cristãos. Para ser ordenado, o padre deve ser sobremaneira evangelizado. Nada melhor para a Igreja do que a santidade do padre. Pelo batismo o padre, com os demais fiéis, é filho de Deus, no seguimento de Jesus, vivendo no Espírito, como homem de Deus, pessoa de fé e oração.

O padre é um homem cheio de graça que fala com Deus para falar de Deus. Sua vida é um ciclo de sacrifício e alegria. Como o povo tem direito a bons médicos, bons professores, tem direito a ter bons padres.

3 – Ser padre é ser consagrado. O sacerdote é ordenado para colaborar na ordenação do mundo, é representante de Jesus, o bom pastor, é pontífice, ou seja, ponte entre Deus e a humanidade, é mestre da fé e testemunha da verdade. Nosso povo fica comovido vendo o padre rezar e ao mesmo tempo se dedicar aos pobres, à libertação das injustiças como profeta do reino, servidor de todos. “Vistam-se os sacerdotes de justiça” (Sl 132,9). O padre preside a eucaristia para dar vida. Cabe-lhe ajudar a carregar o fardo do povo.

O ministério sacerdotal é sustentado pela misericórdia de Deus para animar o sacerdócio do povo. É uma vida que se harmoniza com grandes responsabilidades e grandes alegrias. Todo o padre está a serviço da nova humanidade em Cristo. Desenvolve no mundo a economia da doação de si e da solidariedade. “O oficio eclesiástico não sirva para fins de lucro” (PO 17). Quanto mais configurado a Cristo, mais o padre convence; e a sua vida é um reservatório de alegria. Dom e ministério é o sacerdócio: “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração” JIr 3,15). Sim, o padre vem do coração de Deus para estar no coração do mundo, como presença do amor de Deus. Ser padre é ser parteiro da nova vida em Cristo, administrador dos mistérios de Deus. Parabéns e gratidão aos nossos padres.
 

Fonte: Site da Catedral de Blumenau: www.catedraldeblumenau.org.br

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.