Aconteceu em Bogotá, na Colômbia, nos dias 19 a 30 de outubro, o . Representantes de 11 países, entre bispos, padres, religiosos, e leigos, participaram da formação. Representando o Brasil, participou a assessora da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Maria Cecília Rover.
O objetivo do encontro foi criar condições de prestar serviços necessários para que a Igreja da América Latina e Caribe, junto com as respectivas Conferências Episcopais, compreenda e programe uma Pastoral Bíblica entendida como Animação Bíblica da Pastoral. “A formação teve como principal foco fazer com que a Bíblia seja a seiva que alimenta todas as pastorais, que a Palavra de Deus seja a fonte e a alma de toda a ação da Igreja através de suas pastorais, assim como pediu a Conferência Episcopal do Celam, que ocorreu em Aparecida (SP), e reafirmou o recente Sínodo da Palavra”, comenta a assessora.
De acordo com Cecília Rover, o evento foi importante porque fez reflexões profundas sobre as propostas do Documento de Aparecida (DAp) em relação ao trabalho bíblico-catequético, principalmente na difusão da Palavra. “O denominador comum de todo esse trabalho é que o povo temos fome da Palavra, o que nos provoca a investirmos em nossa formação e na formação do povo”, acentuou.
Durante o encontro, lembra a assessora, os participantes “desenharam estratégias de implementação da Animação Bíblica Pastoral a partir dos conteúdos e metodologias estudados”.
Cecília destaca ainda que a base da formação em Bogotá foi a citação número 248 do DAp que diz: “[…] propor aos fiéis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de autêntica conversão e renovada comunhão e solidariedade […]”.
Como fruto da capacitação, no próximo ano a Igreja no Brasil vai realizar o 1º Encontro Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral (ABP), em Goiânia (GO). Os principais interlocutores deverão ser os secretários executivos dos Regionais, catequistas, biblistas e representantes das principais pastorais organizadas no Regional.
Site CNBB, 07/11/2009