Foi publicado nesta quinta-feira, 3, no Diário Oficial da União, o título de Patrimônio Nacional, para o Cristo Redentor, símbolo do Rio de Janeiro. No ano passado, o monumento foi tombado provisoriamente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Há pouco mais de um mês, a arquidiocese do Rio começou uma campanha nacional destinada a arrecadar fundos para a restauração da estátua de 38 metros. Com o título “Eu sou de Cristo”, a campanha tem como símbolo uma réplica do Cristo, representada em broche dourado.
História
O Cristo de braços abertos, construído no corcovado, foi inaugurado em 12 de outubro de 1931. O monumento pesa mi toneladas. Sua construção foi feita por ocasião do centenário de Independência do Brasil, em 1922. O projeto inicial do engenheiro Heitor da Silva Costa previa uma cruz na mão direita e o globo terrestre na mão esquerda do Cristo. Foi modificado para dar mais visibilidade à imagem.
Desde 2000, o Cristo Redentor vem recebendo reformas para melhorar a comodidade, o acesso e aumentar as visitas: primeiro foi com a restauração da iluminação; depois com os acessos revitalizados, por meio de mecanização dos elevadores panorâmicos e escadas rolantes em 2002.
Em 2007, o Cristo Redentor foi eleito uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, em votação realizada mundialmente pela internet e por mensagens de celular.
Site CNBB, 04/12/2009