Criação, dom de Deus a ser cuidado pelo homem – ANSA
29/08/2017 20:45
PARTILHA:
Roma (RV) – Católicos e protestantes unidos para celebrar o Tempo da Criação. Um período, que será celebrado de 1º de setembro a 4 de outubro próximo, dedicado pelos cristãos do mundo inteiro à oração e à ação pelo cuidado da Criação.
A iniciativa tem o apoio do Papa Francisco, do Patriarca ecumênico Bartolomeu I e do Conselho Mundial de Igrejas – que representa 500 milhões de cristãos no mundo – e da Comunhão Anglicana, bem como de outras comunidades cristãs.
As celebrações comuns de católicos e protestantes têm um significado particular este ano em que se celebram os 500 anos da Reforma. Católicos e cristãos protestantes encontram-se unidos para enfrentar os desafios ambientais e sociais que colocam à prova pessoas no mundo inteiro. Essa busca colaborativa para encontrar soluções às comuns crises ambientais e sociais responde ao espírito de partilha e proximidade sobre a qual se funda toda fé cristã.
Haverá eventos no mundo inteiro como nas Filipinas, onde o Cardeal Luis Antonio Tagle celebrará uma missa pela Criação; na Suíça se terá uma celebração eucarística anglicana às margens de um riacho poluído; e nos EUA algumas religiosas rezarão nas proximidades de uma zona radioativa.
Ainda no âmbito das iniciativas nesse sentido, em 24 de setembro próximo terá lugar em Taizé, na França, uma ação simbólica especial intitulada “Comunhão para responder ao grito dos pobres e da terra”, promovida pela Conferência das Comissões Justiça e Paz Europeias. Taizé acolhe uma comunidade monástica com mais de 100 irmãos católicos e protestantes.
Representantes das Comissões Justiça e Paz das Conferências Episcopais Europeias, do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE), da Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (COMECE) e da Conferência das Igrejas Europeias (CEC) participarão de uma oração comum para renovar seu compromisso em favor da justiça, da paz e do cuidado da Criação. (RL