Em torno de sessenta coroinhas participaram de encontro comarcal no domingo, 13 de novembro de 2022, nas dependências da Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, em Doutor Pedrinho. Pelas 8h, generoso café preparado pela comunidade anfitriã acolheu os meninos e meninas e seus tutores no salão paroquial, adjunto à igreja. Logo em seguida houve a festiva missa no bonito templo, presidida pelo Pe. Fernando Steffens, servida pelo Diácono Permanente Leonir Giovanella e animada por belos cantos, acompanhados por harmoniosos e ritmados instrumentos musicais. Pe. Sergio Eduardo Campestrini, Administrador Paroquial de Doutor Pedrinho capitaneou a cozinha, contribuindo significativamente com sua reconhecida habilidade culinária.
Diversas outras atividades se sucederam, entre elas, oficinas sobre vocações, objetos litúrgicos, confecção de cartazes sobre família, música e esportes. À tarde, gincana e sorteio de brindes manteve a alegria e o entusiasmo de todos os presentes ao evento. Belos cartazes podem ser conferidos nas imagens cujo link consta abaixo.
Pais e avôs, familiares, tem manifestado satisfação em ver seus pequenos e pequenas revestidos das vestes tradicionais e prontos a esse autêntico ministério litúrgico. Sabem as famílias quanto é consolador sonhar com um futuro de fé e de generosas obras para seus filhos e filhas. Afinal, reza a bíblia: “O justo viverá pela fé” (Carta aos Hebreus 10,38). Não se pensa somente numa vida voltada à dimensão espiritual. Esses servidores de Deus e de seu povo aprendem a ir de encontro a opções de vida digna e útil à comunidade, longe da toxico-dependência, da ilusão de só correr atrás de riquezas materiais, da irresponsabilidade, do individualismo e da autoreferencialidade.
Outra viva esperança que desperta o grupo de coroinhas na comunidade é a descoberta da vocação sacerdotal e religiosa. Muitos sacerdotes e religiosos, de hoje e de ontem, criaram gosto pelas coisas de Deus a partir da participação no grupo de coroinhas quando crianças e adolescentes. É que a convivência com ministros, catequistas, lideranças, facilita certa familiaridade com o ambiente eclesial. Não menos sugestivas são as formações em diversas áreas da vivência humana, especialmente a formação bíblica e litúrgica que abrem caminho para uma existência livre e generosamente empenhada pelo bem do próximo.
Na Diocese de Blumenau, constata-se, ultimamente, promissor crescimento no número de crianças e adolescentes que, incentivados pelos pais e pela comunidade eclesial, dispõem-se a aderir ao serviço litúrgico como coroinhas.
Pe. Raul Kestring – Blumenau, 14 de novembro de 2022
Mais imagens: https://www.flickr.com/photos/ralinkes/albums/72177720303713800
Leia também: Matéria sobre o Encontro Comarcal de Coroinhas publicado no Jornal Médio Vale, Timbó