Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE – comemora liberdade concedida a líderes tupinambás

Salvador, BA, quinta-feira, 26 de agosto de 2010 (ALC) – A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) aplaudiu a liberdade concedida pela justiça ao cacique Babau e seus irmãos Givaldo e Glicéria, no último dia 16. Os líderes do povo Tupinambá foram injustamente presos em em Buerarema, sul da Bahia, por lutar pelo direito ao território.

Babau, que é cacique da aldeia Tupinambá Serra do Padeiro, e seus irmãos puderam voltar para casa, fato que alegrou os envolvidos na campanha “Solidariedade ao Povo Tupinambá – Liberdade ao Cacique Babau”.

Para a CESE, esta é uma vitória coletiva dos movimentos sociais e da sociedade civil, que se empenharam na luta política promovida pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

Em maio, a CESE publicou em seu boletim pedido para que pessoas se unissem na luta contra a criminalização da defesa do território indígena. As mensagens enviadas por uma rede de participantes aos desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF), bem como as manifestações e os atos de solidariedade, foram fundamentais para esse desfecho.

“O medo de manifestação pacífica e de cidadania ativa não pode justificar nenhuma ação policial sem comunicado formal”, defendeu a CESE. Segundo o organismo ecumênico, “essas prisões só reforçam o processo de criminalização e tentativa de desqualificação da ação dos indígenas na defesa dos seus direitos”.

Por acreditar na reconquista da terra como luta legítima e fundamental para que as populações tradicionais, quilombolas e indígenas tenham soberania e vivam em paz a CESE reforçou, “mais uma vez, a importância do respeito e da preservação dos seus modos de vida específicos”.
 

 

 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.