A 21ª Romaria da Terra e da Água está se aproximando e com ela a alegria de nos encontrarmos novamente. Fazer Romaria é sair do próprio ambiente e juntar-se a milhares de outras pessoas, buscando manter viva a fé, o sonho e a utopia.
O local que nos acolhe, Braço do Baú, simboliza a luta corajosa de mulheres, homens, crianças, adultos, jovens e idosos, que sofrem as conseqüências do desastre ambiental ocorrido em 2008, com muitas perdas humanas e materiais, mas que mesmo assim, seguem com firmeza e esperança teimosa na recuperação e reorganização de sua comunidade e de suas vidas.
A questão do meio ambiente não é apenas uma questão local, mas nacional e planetária. A acelerada e violenta agressão ao planeta terra e aos povos da terra revelam a crise de um modelo de desenvolvimento baseado no lucro, no consumo desenfreado, no acúmulo e desperdício dos recursos naturais, e esquece das pessoas, sobretudo as mais pobres, e de todas as demais formas de vida. A Terra é um planeta pequeno, velho e limitado que não suporta projetos de exploração ilimitada.
O que queremos nesta 21ª Romaria da Terra e da Água em Braço do Baú? Fortalecer o compromisso de cuidar da vida, acreditando que CUIDAR DA TERRA é GARANTIR A VIDA. Queremos fortalecer o compromisso na construção de uma sociedade justa e solidária, que respeita as pessoas e o meio ambiente. Acreditamos que esta é tarefa de todas e todos nós e não queremos nos omitir. É necessário arregaçar as mangas.
Com esta esperança, convidamos a todos e todas, para fazer parte deste grande mutirão de fé e vida para juntos celebrarmos a 21ª Romaria da Terra e da Água.
Conheça e discuta a realidade sobre o meio ambiente, organize sua comunidade e leve para a Romaria: lanche para ser partilhado, água, prato, talheres, copo, proteção para o sol e/ou chuva, as bandeiras, muita animação e vontade de participar.
No grande mutirão do cuidado da vida, teremos força e coragem para resgatar as utopias esquecidas e reescrever o nosso sonho comum: re-criar uma Terra sem Males, terra onde corre leite e mel, sinal do Reino Definitivo.
Florianópolis, 02 de junho de 2009.
Realização: CPT-SC, CNBB Regional Sul 4, Diocese de Blumenau, Pastorais Sociais, Cáritas-SC, CEBI, CEBs,CIMI, CRB, Fórum dos Movimentos Sociais/Blumenau, Via Campesina.
Representantes da CPP Santa Catarina, reunidos com Dom José Negri, PIME – Em 03 de Junho de 2009