Nas dependências da Paróquia São Francisco de Assis, Blumenau, na manhã de 22 de novembro, realizou-se a última reunião do Conselho Diocesano de Pastoral deste ano. Em torno de vinte participantes,lideranças pastorais e de movimentos eclesiais, representantes de nossas paróquias e comunidades, detiveram-se sobre o momento que vive a Diocese de Blumenau, isto é, de ação de graças pelo trabalho dedicado de Dom José nestes quase seis anos de ministério episcopal entre nós, como bispo diocesano, e agora, recem-eleito bispo coadjutor da Diocese de Santo Amaro, em São Paulo. Ao mesmo tempo, rezamos para que Deus nos envie outro bispo e que este seja segundo o coração do Divino Pastor, Jesus.
Numa situação como esta, no entanto, a Diocese de Blumenau continua sua missão evangelizadora. Estão encaminhados projetos, agendas, para o próximo ano, no qual comemoraremos o 15º aniversário de criação da Diocese. Missão Diocesana acontecerá, quando todos nos sentiremos missionários, prontos a fazermos juntos este trabalho, verdadeiro mandato do Senhor que, através o Apóstolo Paulo, nosso Padroeiro Diocesano, nos adverte: "Ai de mim se eu não pregar o evangelho" (1 Cor 9,16)!
Acompanharemos, portanto, as agendas de fim de ano, sobretudo a missa de ação de graças pelo trabalho de Dom José entre nós, no dia 14 de dezembro, às 19h, na Catedral, quando também os padres transferidos serão oficialmente enviados para suas novas paróquias. No dia 17 de janeiro de 2015, às 15h, em solene santa missa no Santuário Theotókos, em São Paulo, Dom José será apresentado à sua nova Diocese de Santo Amaro como seu bispo coadjutor, recém-nomeado pelo Papa Francisco. Enquanto isso, cientes da nossa identidade missionária, vamos vivenciando os passos de um ano muito especial, o Ano da Missão Diocesana.