No bonito e amplo salão da Comunidade Paroquial São Francisco de Assis, no Bairro Fortaleza, Blumenau, no dia 02 de outubro, reuniu-se o Conselho Diocesano de Pastoral, iniciando-se às 08h30. Presente fazia-se também Dom José Negri, Bispo Diocesano e cerca de 30 representantes de pastorais, movimentos, comunidades eclesiais da nossa Diocese.
A acolhida contou com gostoso café preparado pela comunidade e pelo pároco Pe. João Bandoch. Após a invocação do Espírito Santo como oração inicial, Dom José conduziu leitura orante da Palavra, tomando o evangelho do final de semana, Lc 17,5-10.
Lembrou o nosso Bispo que o pedido dos apóstolos: “Senhor, aumenta a nossa fé” foi feito a Jesus num contexto de reconciliação. Estava em questão o perdão “setenta vezes sete”, isto é, a harmonia, a unidade da comunidade cristã. Para perdoar é preciso realmente muita fé, muita abertura a Deus e ao irmão. “Essa é a nossa dificuldade: – dizia Dom José – se não tivermos fé, o outro será sempre um ´inimigo`, um `demonio´, para nós”.
Outro ensinamento de Jesus neste evangelho: só a fé possibilita à amoreira viver no mar, coisa naturalmente impossível. Só a fé nos faz dar saltos como o de viver e trabalhar onde aparentemente é impossível. É a inculturação: viver e trabalhar em qualquer lugar.
Uma terceira lição de Jesus que podemos deduzir deste trecho bíblico é a afirmação: “Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.” Essa afirmação recorda-nos o Servo por excelência, Jesus Cristo, que “veio para servir e não para ser servido”. Perguntava nosso Bispo: “Como podemos ser escravos, servos do Reino?” Um dos sinais desse testemunho é a gratuidade com a qual desempenhamos nossas tarefas, nossa missão. Mesmo quando ela parece fracassada, deve fazer-nos ressuscitar, como ocorreu ao Mestre.
"Vimos, assim, através deste breve momento de lectio divina que a Palavra é luz. Valeu a pena e continuará valendo batalharmos para que a Palavra de Deus seja o centro da nossa evangelização e da nossa Diocese" – concluiu Dom José.
O encontro prosseguiu na perspectiva da Assembléia Diocesana de Pastoral, a realizar-se no próximo dia 16 de outubro. Em pequenos grupos, foi feita uma avaliação do ano, um “ver” as principais realizações do ano que está findando, o “Ano da Palavra” em nossa Diocese. Em seguida, um/a secretário/a de cada grupo relatou as contribuições de seu grupo. Vieram em evidência tanto as riquezas vividas através de concentrações diocesanas, iniciativas paroquiais e comunitárias; ao mesmo tempo, viu-se lacunas, sombras, falhas, que chamam à conversão, ao aprofundamento, à perseverança.
Pelas 11h, abriu-se espaço para comunicações. Diversos líderes tomaram a palavra para anunciar projetos, lembrar agendas, insistir sobre corresponsabilidade e unidade. Momento de Verdadeira comunhão de alegrias, preocupações, sonhos.
Neste último momento, esteve conosco o Giovani, da Rádio Blumenau/Arca da Aliança. Ao vivo, então, tivemos a oportunidade de noticiar o evento a toda a cidade e região, inclusive com a palavra do nosso bispo e sua bênção. Assim, de certa forma, ampliamos a reunião, integrando também os radiouvintes nesse desafiante momento de evangelização da nossa Igreja.
Texto e fotos: Pe. Raul Kestring