Com o objetivo de revisar e animar as atividades pastorais da Diocese de Blumenau, no dia 02 de julho, a partir das 08h30 até 11h30, no salão paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, Fortaleza, Blumenau, reuniu-se o Conselho Diocesano de Pastoral. Ao todo, lá estavam presentes 30 pessoas, procedentes das comarcas, paróquias, pastorais, comunidades e movimentos eclesiais. Dom José presidiu o encontro e dirigiu a leitura orante da Palavra no seu início.
O Evangelho deste final de semana foi o tema, sobre o qual versou a leitura orante. Transcorre nessa ocasião também a solenidade de São Pedro e São Paulo e o Dia do Papa.
A pergunta inicial do mesmo Evangelho, feita por Jesus aos apóstolos, vale igualmente para cada cristão católico dos nossos dias: "Quem sou eu (Jesus) para vocês?" Como Pedro, respondemos para o Mestre: "Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo". Consequentemente, assumimos a mesma missão do primeiro chefe visível da Igreja: sermos e agirmos como pedras vivas da única e verdadeira Igreja que o Senhor fundou. E o fazemos pela fé e pela confiança nEle, o Onipotente, o Deus Conosco.
O assunto em pauta que ocupou os participantes do Conselho Diocesano foi uma revisão das Diretrizes para a Celebração da Primeira Eucaristia. Por grupos menores, foram lidas e analisadas cada uma dessas diretrizes e, em plenário, socializou-se melhoras, carências, em vista de tornar nossas Primeiras Eucaristias passo consciente no processo de educação da fé.
No momento das comunicações, Maísa Regina Goetzinger, da Rádio Arca da Aliança, explanou o funcionamento da mesma Rádio, convocando todos a se somarem à evangelização por esse potente meio de comunicação. Abrangendo toda a Diocese, nenhuma Pastoral ou Movimento deve sentir-se excusado de dar a sua contribuição nesse sentido, aliás, como já estão fazendo diversos setores da nossa evangelização Diocesana que já tem seus espaços de divulgação.