No sábado, 15 de julho de 2023, nas dependências da Igreja Matriz São Francisco de Assis, Blumenau, realizou-se a reunião ordinária do Conselho Diocesano de Pastoral da Diocese de Blumenau. Sob a presidência de Dom Rafael Biernaski, respectivo bispo diocesano, e coordenada pelo Pe. Carlos Ronaldo Evangelista da Silva, coordenador diocesano da ação evangelizadora, em torno de quarenta representantes das diversas atividades pastorais participaram presencialmente do evento que teve sua convocação assinada pelo próprio bispo.
Após a acolhida de Dom Rafael, houve a leitura orante da Palavra, retirada do livro do Profeta Isaías 54,2-7. Esse mesmo texto bíblico foi proposto pela etapa continental do Sínodo, iluminando também o referido encontro, pois convida a “alargar a tenda”, isto é, abrir espaço, não ter medo de ser a Igreja em saída e ir ao encontro do outro. Porém, não sem discernimento e firmeza em esticar as cordas e fixar as estacas que são os pilares da Iniciação à Vida Cristã.
Em seguida, divididos em quatro grupos, os agentes de pastoral foram provocados a entenderem juntos o que é a Iniciação à vida cristã. Ficou, assim, mais claro que esse processo não se reduz a mera catequese sacramental. Visa, sim, mergulhar a pessoa na acolhida e vivência do mistério de Cristo durante toda a sua vida e em todos os aspectos que a envolvem, dentro e fora da igreja, desde o útero materno até à morte.
Depois, como plenário, significativa e atraente coreografia chamou à cena os responsáveis pelos quatro pilares da Iniciação à vida cristã, que expuseram os passos de cada pilar, em vista de revisar o plano Diocesano de Pastoral. Um tecido em cada pilar representava a lona da tenda que era esticada pelos quatro representantes dos grupos, lembrando o alargamento, conforme insistia Isaías. Pelo pilar do pão, Pe. João Humberto Luciani fez a respectiva exposição. Malena Andrade Silva apresentou a caminhada referente ao pilar da caridade. Pelo pilar da Missão, o seminarista Braion Vinicius Hansch falou. E o pilar da Palavra foi apresentado por José Roberto da Silva, da Cúria diocesana. Finalizou-se a coreografia com o gesto de puxar uma corda de cada pilar e fixando-a no ambão da Palavra. Lembrava a
centralidade de toda a nossa evangelização que é o olhar fixo em Jesus Cristo (Cf. Hb 12,2).
Anunciou-se ainda que, em vista da retomada sinodal do planejamento diocesano de pastoral, um questionário será enviado via internet em duplo modelo: aos sacerdotes e aos leigos, com data de entrega prevista para 31 de julho.
Do proveitoso encontro, ainda merece ser registrada a pequena cerimônia do envio do casal Claudete e Odair Marcelo como representantes da nossa Diocese para o 15º Intereclesial das CEBs, a realizar-se em Rondonópolis, MT, no próximo dia 22 de julho de 2023, sob o tema: CEBs – Igreja em Saída.