A Campanha da Fraternidade (CF) 2026 tem como tema: “Fraternidade e Moradia” e lema: “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).
Esta iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade de um lar digno, um princípio essencial da fé cristã.
Segundo o padre Jean Poul Hansen, do Setor de Campanhas da CNBB, em nota, a escolha do tema surgiu a partir de um pedido da Pastoral da Moradia e Favela, que foi acolhido pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB. Já o lema serve como uma luz para o debate, refletindo sobre o mistério da encarnação.
Padre Jean complementou dizendo que no Brasil há um déficit habitacional de 6 milhões de moradias e 26 milhões de residências inadequadas, e que a situação clama por uma transformação social e por ações concretas que assegurem um lar digno a todos.
Identidade Visual da Campanha
A imagem da campanha, desenvolvida pela equipe de Comunicação da CNBB, destaca a escultura “Cristo sem-teto”, criada por Timothy Schmalz, que retrata Jesus em uma situação de vulnerabilidade, incentivando a reflexão sobre Sua presença nas áreas mais carentes.
“A mensagem é clara: é preciso se aproximar para reconhecer o Cristo presente nas periferias e entre os empobrecidos. Deus habita nossas cidades, mas muitas vezes está escondido nos que mais sofrem”, explicou padre Jean.
O cartaz também apresenta uma cidade em cores contrastantes, com uma igreja simbolizando a fé como um farol de esperança e mudança.
A Campanha da Fraternidade, que ocorre todo ano durante a Quaresma, convida a população a se envolver na construção de uma sociedade mais justa, onde o direito à moradia digna seja respeitado.
De acordo com a CNBB, a Coleta Nacional da Solidariedade, uma ação prática da campanha, acontecerá no dia 29 de março.
Baixe aqui o cartaz da CF 2026!
Fonte: CNNB e A12