Como o grão de trigo – Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208) bispo, teólogo, mártir «Contra as Heresias» V, 2, 3

Comemoração de todos os Fiéis Defuntos . Solenidade
2 de Novembro de 2019

Cor: Roxo

 

Evangelho segundo São Mateus 25,31-46:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus Anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso.
Todas as nações se reunirão na sua presença, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;
e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo.
Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes;
não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me’.
Então os justos Lhe dirão: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber?
Quando é que Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos?
Quando é que Te vimos doente ou na prisão e Te fomos ver?’.
E o Rei lhes responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes’.
Dirá então aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos.
Porque tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de beber;
era peregrino e não Me recolhestes; estava sem roupa e não Me vestistes; estive doente e na prisão e não Me fostes visitar’.
Então também eles Lhe hão-de perguntar: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome ou com sede, peregrino ou sem roupa, doente ou na prisão, e não Te prestamos assistência?’.
E Ele lhes responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmãos mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer’.
Estes irão para o suplício eterno, e os justos para a vida eterna».
Palavra da salvação!

 

Comentário do dia 
Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208)
bispo, teólogo, mártir
«Contra as Heresias» V, 2, 3

Como o grão de trigo

Uma vez plantada na terra, a cepa dá fruto a seu tempo. Assim também o grão de trigo, depois de ter caído à terra e se ter dissolvido nela (Jo 12,24), ressurge multiplicado pelo Espírito de Deus, que tudo mantém. Depois, graças a um trabalho competente, esses frutos tornam-se utilizáveis pelos homens; seguidamente, recebendo a Palavra de Deus, tornam-se Eucaristia, quer dizer, corpo e sangue de Cristo.

Da mesma forma, os nossos corpos, alimentados por essa Eucaristia, depois de serem deitados à terra e nela se dissolverem, ressuscitarão a seu tempo quando o Verbo de Deus lhes conceder a graça da ressurreição «para glória de Deus Pai» (Fil 2,11). Ele obterá a imortalidade para o que é mortal e a incorruptibilidade para o que é corruptível (1Cor 15,53), pois a força de Deus manifesta-se na fraqueza (2Cor 12,9).

Acautelemo-nos, pois, de nos inflarmos de orgulho – como se fosse de nós mesmos que obtemos a vida – e de nos levantarmos contra Deus com pensamentos de ingratidão. Pelo contrário, sabendo por experiência que é exclusivamente através dele […] que recebemos o dom de viver eternamente, nunca nos afastaremos dos pensamentos verazes sobre Deus e sobre nós mesmos. Conheceremos o poder de Deus e quantos benefícios dele recebe o homem. Não nos equivocaremos a respeito da verdadeira conceção que é necessário ter de Deus e do homem. Aliás […], se Deus permitiu a nossa decomposição na terra, não será precisamente para que, sabendo tudo isso, estivéssemos doravante atentos, não nos menosprezando nem menosprezando a Deus? […] Se o cálice e o pão, pela Palavra de Deus, se tornam Eucaristia, também a carne é capaz de receber a vida eterna.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de novembro rezemos na seguinte intenção:
Universal: Para que no Próximo Oriente, no qual diversas tradições religiosas partilham o mesmo espaço de vida, nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação.

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