No dia 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava ´publicamente para toda a Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário para toda a Igreja em outubro de 2019 para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud do seu predecessor o Papa Bento XV. (…) Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o mesmo Mês Missionário Extraordinário o tema Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”.
Sábado da 13ª Semana Do Tempo Comum – 6 de Julho de 2019 – Cor: Verde
Evangelho – Mt 9,14-17
Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto
enquanto o noivo está com eles?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,14-17:
Naquele tempo:
14 Os discípulos de João aproximaram-se de Jesus
e perguntaram:
‘Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns,
mas os teus discípulos não?’
15 Disse-lhes Jesus:
‘Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto
enquanto o noivo está com eles?
Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles.
Então, sim, eles jejuarão.
16 Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha,
porque o remendo repuxa a roupa
e o rasgão fica maior ainda.
17 Também não se coloca vinho novo em odres velhos,
senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama
e os odres se perdem.
Mas vinho novo se coloca em odres novos,
e assim os dois se conservam.’
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
Homilia atribuída a São Macário (?-390)
monge do Egipto
Homilia espiritual 10, 4
Com fome e sede por amor ao Esposo
A alma que verdadeiramente ama a Deus e a Cristo, ainda que tenha feito miríades de boas obras, considera que nada fez, pela sua fome insaciável de Deus. Ainda que tenha esgotado o seu corpo em jejuns e vigílias, julga não se ter ainda iniciado na virtude. A despeito dos dons do Espírito Santo, das revelações e dos mistérios celestes que recebeu, pensa nada ter ainda feito, por causa do seu imenso amor pelo Senhor.
Continua, pois, a ter fome e sede, na fé e no amor. Perseverando na oração, deseja insaciavelmente os mistérios da graça e a aquisição de todas as virtudes. Abençoada em amor pelo Espírito celeste, animada por um desejo ardente do seu Esposo celeste, aspira à graça de uma comunhão perfeita, misteriosa e inefável com Ele, na santificação do Espírito. Ela aguarda que os véus se afastem do seu rosto, para ver o seu Esposo face a face, na luz espiritual e indizível, estando unida a Ele com toda a segurança, para ser transformada à imagem da sua morte.
No seu grande desejo de morrer por Cristo, espera com a certeza de ser libertada do pecado e das trevas das paixões. Assim purificada pelo Espírito, santificada no corpo e na alma […], torna-se digna de acolher o verdadeiro Rei, que é o próprio Cristo.
Neste mês de julho, com Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:
Universal: Para que todos aqueles que administram a justiça operem com integridade e para que a injustiça que atravessa o mundo não tenha a última palavra.