«Chamou os Doze e começou a enviá-los» – Conc. Vaticano II – Leituras Bíblicas

Leituras Bíblicas

“Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de via eterna” (Jo 6,68)!

Dia 04 de fevereiro de 2010

Quarta feira da 4ª semana do Tempo Comum

 

A Igreja celebra hoje: Santo André Corsini (1301-1372) – Leia sua vida clicando: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=4&Mes=2&SantoID=47

Livro de 1º Reis (2,1-4.10-12)

Aproximando-se o fim de Davi, deu ele ao seu filho Salomão as suas (últimas) instruções:
Eu me vou, disse ele, pelo caminho que segue toda a terra. Sê corajoso: porta-te como homem.
Guarda os preceitos do Senhor, teu Deus; anda em seus caminhos, observa suas leis, seus mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, tais como estão escritos na lei de Moisés. Desse modo serás bem-sucedido em tudo o que fizeres e em tudo o que empreenderes, e o Senhor cumprirá a promessa que me fez, isto é, que eu terei sempre um de meus descendentes no trono de Israel, se meus filhos guardarem seus caminhos e andarem diante dele com fidelidade, de todo o seu coração e de toda a sua alma.*
Davi adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi.
Reinou quarenta anos sobre Israel: sete anos em Hebron e trinta e três em Jerusalém.
Salomão sentou-se no trono de Davi, seu pai, e seu reino foi solidamente estabelecido.

Livro de 1º Crónicas (29,10-12):

Sê bendito para todo o sempre, SENHOR, Deus do nosso pai Israel!
A ti, SENHOR, a grandeza, o poder, a honra, a majestade e a glória, porque tudo te pertence no céu e na terra. A ti, SENHOR, a realeza, pois estás soberanamente elevado acima de todos os seres.
É de ti que vêm a riqueza e a glória, és Tu o SENHOR de todas as coisas, na tua mão residem a força e o poder. Ela tem o poder de dar grandeza e solidez a todas as coisas.

Evangelho segundo S. Marcos (6,7-13):

Chamou os Doze, começou a enviá-los dois a dois e deu-lhes poder sobre os espíritos malignos.
Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser um cajado: nem pão, nem alforge, nem dinheiro no cinto; que fossem calçados com sandálias e não levassem duas túnicas.
E disse-lhes também: «Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela até partirdes dali.
E se não fordes recebidos numa localidade, se os seus habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles.»
Eles partiram e pregavam o arrependimento, expulsavam numerosos demônios, ungiam com óleo muitos doentes e curavam-nos.

Comentário ao Evangelho do dia feito por
Concílio Vaticano II
Decreto sobre a atividade missionária da Igreja, «Ad Gentes», §§ 10-11

«Chamou os Doze e começou a enviá-los»

Enviada por Cristo a manifestar e comunicar a todos os homens e povos a caridade de Deus, a Igreja reconhece que tem de levar a cabo uma ingente obra missionária. […] A fim de poder oferecer a todos o mistério da salvação e a vida trazida por Deus, a Igreja deve inserir-se em todos os agrupamentos humanos, impelida pelo mesmo movimento que levou o próprio Cristo, na encarnação, a sujeitar-se às condições sociais e culturais dos homens com quem conviveu. […]

Todos os fiéis cristãos, onde quer que vivam, têm a obrigação de manifestar, pelo exemplo da vida e pelo testemunho da palavra, o homem novo de que se revestiram pelo Batismo, e a virtude do Espírito Santo por quem, na confirmação, foram robustecidos, de tal modo que os demais homens, ao verem as suas boas obras, glorifiquem o Pai (Mt 5,16) e compreendam mais plenamente o sentido genuíno da vida humana e o vínculo universal da comunidade humana.

Para poderem dar frutuosamente este testemunho de Cristo, unam-se a esses homens com estima e caridade, considerem-se a si mesmos como membros dos agrupamentos humanos em que vivem, e participem na vida cultural e social através dos vários intercâmbios e problemas da vida humana; […] façam assomar à luz, com alegria e respeito, as sementes do Verbo neles adormecidas. Mas atendam, ao mesmo tempo, à transformação profunda que se opera entre os povos e trabalhem por que os homens do nosso tempo não dêem tanta importância à ciência e à tecnologia do mundo moderno, que se alheiem das coisas divinas, mas, antes pelo contrário, despertem para um desejo mais profundo da verdade e da caridade reveladas por Deus. Assim como o próprio Cristo perscrutou o coração dos homens e, por meio da sua conversação verdadeiramente humana, os conduziu à luz divina, assim os seus discípulos, profundamente imbuídos do Espírito de Cristo, tomem conhecimento dos homens no meio dos quais vivem, e conversem com eles, para que, através de um diálogo sincero e paciente, eles aprendam as riquezas que Deus liberalmente outorgou aos povos. Mas esforcem-se também por iluminar essas riquezas com a luz evangélica, por libertá-las e restituí-las ao domínio de Deus Salvador.

 

 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.