Chamados de Deus. Por Dom Rafael Biernaski

Dom Rafael Biernaski
Bispo eleito de Blumenau

_destaque_db_150822Cada membro da Diocese de Blumenau é convidado a pensar e rezar neste mês de agosto para reforçar a consciência de que todos são responsáveis na animação vocacional. Sugiro: – o trabalho de despertar, discernir, cultivar e acompanhar a vocação dos iniciados na fé, das crianças, adolescentes e jovens; – o resgate da importância do batismo, como caminho de compromisso eclesial e fonte de todas as vocações; – e outros que a Providência de Deus nos sugerir.

O fato de você estar no mundo constitui estar em estado de vocação. A vocação é um chamado pessoal de Deus e isto significa descobrir o plano de vida que Deus tem para cada um. A característica fundamental de toda vocação é que, o chamado de Deus, está sempre ligado a uma missão e a um serviço aos irmãos.

Vocação é um chamado especial e é divino. Ele nos atrai por seu amor, para segui-lo. E qual é a nossa vocação? A felicidade e a santidade à qual Deus nos chama nos impulsiona a anunciá-Lo e testemunhá-Lo.

Dirijo-me em especial ao jovem para que esteja aberto para o que Deus quer. Deseja Ele que você o sirva no sacerdócio como padre? Na vida matrimonial? Ou na vida consagrada masculina ou feminina? Seja qual for o chamado Ele chama para a missão. Saiamos a procura daqueles que estão distantes.

Jesus nos chama e nenhuma das vocações é a mais importante, pois todas elas se complementam. A primeira é a vida sacerdotal, o padre é tirado do meio do povo e é chamado a servir a comunidade, sendo o homem da Palavra, do Sacramento, que faz as vezes de Cristo no mundo. Assim o padre precisa de outras vocações, como por exemplo de famílias, pois a família é o berço das vocações. O homem e a mulher se tornam sacramento visível do reino de Deus. Tendo a família e o sacerdócio o mundo necessita de religiosos e religiosas. Homens e mulheres que vivem o seu carisma e a doação.

Todo batizado é chamado a testemunhar e apresentar Cristo aos outros. Deus nos conhece e nos consagra antes de nos formar no ventre de nossa mãe (Jr 1,5).

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.