Presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Negri, a Missa de Encerramento da Semana da Família em Blumenau, ocorreu no Domingo, 16, às 19h, na Catedral São Paulo Apóstolo.
À homilia, o Bispo lembrou a afirmação do saudoso e venerável Papa João Paulo II:”A família é um patrimônio da humanidade”. Portanto, não só a Igreja deve preservá-la, mas todos os que desejam uma sociedade melhor.
Referindo-se à ocasião do encerramento da Semana da Família que felizmente coincide com a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, Dom José ressaltou a importância da oração. Explicou ele que a mulher grávida, apresentada pelo Livro do Apocalipse na Primeira Leitura, significa a Igreja. Continuamente, o Dragão, isto é, o Demonio e tudo o que se opõe ao Plano de salvação de Deus, ameaça matar o filho. Este filho é Jesus, o Libertador e Salvador, de quem necessitamos sempre em nossas famílias . A imagem do deserto, onde a mulher busca abrigo, significa a oração. Pois o deserto, para os profetas, para a Bíblia, é o lugar onde Deus fala ao coração.
Terminou a sua homilia o Bispo de Blumenau relatando a experiência de um casal que viu a filha e o genro em crise matrimonial e dispostos a se separarem. Vendo a pequena neta angustiada, afligem-se também os idosos. Não sabendo mais o que fazer, recorrem à oração fervorosa, à missa, ao terço. Reconcilia-se, assim, o casal em crise, voltando não só à união, mas também aos sacramentos, a Deus, enfim, o celeste alimento e a verdadeira fonte da unidade.
Transmitida por um canal televisivo e duas rádios da cidade, a celebração certamente alcançou muitos lares. Igualmente a encenação sobre a família, preparada pelo Pe. Frei Pascoal Fusinato, com os jovens da sua Paróquia São José Operário, da Itoupava Central, foi apresentada com esmero. A comunidade pôde, assim, refletir ainda mais sob o impacto das diversas cenas, referindo-se à realidade e aos desafios da família de hoje.
Um belíssimo cartaz, ao lado do presbitério, com o desenho de um grande e bonito coração, enunciava o tema da Semana da Família deste ano de 2009:”Família, Igreja Doméstica; Caminho para o Discipulado”.
Por Pe. Raul Kestring