11/03/2011
O presidente da Cáritas do Japão, Dom lsao Kikuchi, assegura que, apesar de a comunidade católica japonesa ser bastante pequena, não vai medir esforços para ajudar as vítimas do terremoto de 8,9 graus na escala Richter que atingiu as áreas do nordeste do país e provocou um tsunami de 10 metros de altura nesta sexta-feira, 11.
Dom Kikuchi havia recém voltado ao Japão depois do encontro da Caritas para a Ásia, em Bangkok, no qual foi eleito o novo presidente da Caritas Ásia. O diretor da Caritas Ásia, Padre Bonnie Mendes, acrescentou: "Estamos em constante contato com a Cáritas do Japão, que está monitorando a situação, os danos e as vítimas. Esperamos que não haja muitos mortos. Aguardamos agora para saber o real quadro dos desabrigados e as necessidades destes para dar início a um plano de emergência".
"Um tsunami golpeou o nosso povo. Uma onda anormal arrastou a nossa vida. Estamos ainda em estado de choque por tudo que aconteceu. As notícias são confusas, mas o que sabemos é que a diocese mais atingida é a de Sendai", relata uma testemunha à agência Fides.
Fonte: Rádio Vaticano