No dia 15 de setembro de 2009, às 14h30, junto à Cúria Diocesana de Blumenau, reuniu-se a equipe de Cáritas Diocesana. Presentes estavam Maria Salet, Diácono João Ernesto, Tayse, Lorena, Maristela, Luizinho, Pe. Almir e Pe. Raul.
Luizinho, secretário executivo, apresentou detalhado balancete geral de todo o movimento financeiro da entidade, desde o início do mês de dezembro de 2008. O mesmo secretário executivo desempenha também a responsabilidade de Contador da Diocese.
Até o final do mês de março de 2009, as entradas somaram a quantia de R$ 2.449.460,47 (dois milhões e quatrocentos e quarenta e nove mil e quatrocentos e sessenta reais e quarenta e sete centavos).
Este montante monetário possibilitou o atendimento de cerca de 2.600 (duas mil e seiscentas) famílias, no que se refere a suas necessidades básicas, correspondendo a uma média de aproximadamente 5 a 7 integrantes cada uma.
Além desse socorro aos atingidos pela catástrofe, dos mesmos recursos, a Cáritas extraiu ajuda para três famílas, cujas residências foram totalmente destruídas por incêndio.
As doações efetuadas pela Cáritas Diocesana de Blumenau consistiam em móveis, utensílios domésticos e material de higiene e limpeza.
Toda a documentação contábil referente a este período de atividades, conserva-se no arquivo desta organização da Igreja Católica Apostólica Romana, Diocese de Blumenau.
Após esta emergência, a Cáritas continuará sua missão. Voltar-se-á para atuar a Pastoral Social da Igreja, sua organização e articulação na Diocese, nas paróquias e comunidades. Pelo final deste ano, planeja-se a realização de uma assembléia geral de todos os seus membros para analisar e definir as novas perspectivas de ação.
Nova conta bancária para enviar auxílio à Cáritas Diocesana de Blumenau:
Banco Itaú, Agência nº 0132
Conta Corrente nº 74452-5
Desde já agradecemos as pessoas físicas ou jurídicas que enviaram suas generosas contribuições e que, na medida de suas possibilidades, continuarão ajudando. Invocamos sobre todos eles e elas, suas famílias, seus colaboradores e projetos, as mais eleitas bênçãos do alto.
Blumenau, 16 de setembro de 2009
Pe. Raul Kestring