O núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, celebrará na próxima segunda-feira, 03, em Brasília, uma celebração eucarística em memória à primeira missa da nova cidade, que marcou o início da construção da capital brasileira. A cerimônia será na Praça do Cruzeiro, ao lado do memorial Juscelino Kubitschek.
Segundo a arquidiocese, a cerimônia será também uma homenagem aos candangos – gentílico popular dado aos brasilienses -, e em ação de graças e intercessão pela cidade de Brasília e por todo o povo brasileiro. A celebração dá continuidade às comemorações pelo cinqüentenário da Capital Federal e contará com a presença de aproximadamente 350 bispos, além de diversos presbíteros, vindos de todo o Brasil. Espera-se um público de cerca de 10 mil pessoas.
Primeira missa de Brasília
A Celebração Eucarística que marcou o início da construção de Brasília ocorreu no dia 3 maio de 1957, no mesmo local em que será celebrada a missa da próxima segunda-feira, ponto mais alto do Planalto Central.
Naquela ocasião, a cerimônia foi presidida pelo então arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Carlos Camelo de Vasconcelo Motta. Estiveram presentes no evento o presidente Juscelino Kubitschek, o vice-presidente, João Goulart, representantes diplomáticos, escritores, parlamentares, além de todos os trabalhadores que estavam construindo a cidade.
Gaudium Press, 30/04/2010