Bom dia! – O caminho que conduz Cristo à sua glória – Santo Anastácio de Antioquia (?-599) monge, depois patriarca de Antioquia Homilia 4 sobre a Paixão; PG 89, 1347

Crédito: Cléofas
Crédito: Cléofas

 

Sexta-feira depois das Cinzas da Quaresma
4 de Março de 2022
Cor: Roxo

Evangelho – Mt 9,14-15
Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,14-15:
Naquele tempo:
14 Os discípulos de João aproximaram-se de Jesus
e perguntaram:
‘Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns,
mas os teus discípulos não?’
15 Disse-lhes Jesus:
‘Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto
enquanto o noivo está com eles?
Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles.
Então, sim, eles jejuarão.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 

São Romano

o Melodista (?-c. 560), compositor de hinos
Hino «Adão e Eva», 1-5

«Nesses dias jejuarão»

 

Entrega-te, ó minha alma, ao arrependimento; une-te a Cristo pela razão e, gemendo, grita: Concede-me o perdão das minhas faltas, para que de Ti, que és bom (cf Mc 10,18), receba a absolvição e a vida eterna. […]

Moisés e Elias, que eram torres de fogo, foram grandes nas suas obras. […] Foram os primeiros entre os profetas, falavam livremente com Deus, compraziam-se em dele se aproximarem para com Ele conversarem face a face (cf Ex 34,6; 1Rs 19,13) — facto admirável e incrível. Apesar disso, não deixaram de recorrer ao jejum, que os conduzia a Deus (cf Ex 34,28; 1Rs 19,8). Pois, tal como as obras, também o jejum conduz à vida eterna.

Pelo jejum, os demónios são afastados como pela espada, porque não lhe suportam os benefícios: eles apreciam a folia e a embriaguez. Por isso, ao olharem o rosto do jejum, não podem tolerá-lo e fogem para bem longe, como nos ensina o Senhor nosso Deus: «Estes demónios só podem ser expulsos pelo jejum e pela oração» (Mc 9,28). É por isso que aprendemos que o jejum nos traz a vida eterna. […]

O jejum devolve aos que o praticam a casa paterna de onde Adão foi expulso. […] O próprio Deus, amigo dos homens (cf Sab 7,14), confiou o homem que tinha criado ao jejum como a mãe extremosa ou a mestre, tendo-o proibido de provar duma árvore (cf Gn 2,17). Tivesse o homem observado esse jejum, viveria para sempre com os anjos. Ao rejeitá-lo, causou para si a dor e a morte, a fereza dos espinhos e das silvas, e a angústia duma vida dolorosa (cf Gn 3,17s) Ora, se o jejum se revelou proveitoso no Paraíso, quanto mais o não será neste mundo, proporcionando-nos a vida eterna!

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de março, rezemos:
Pela resposta cristã aos desafios da bioética
Rezemos para que nós, cristãos, diante dos novos desafios da bioética, promovamos sempre a defesa da vida com a oração e a ação social.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.