Bom dia – Evangelho do dia 27 de setembro de 2021: «Quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim» – São Clemente de Alexandria (150-c. 215) teólogo O Pedagogo, I, 21-24

2ª-feira da 26ª Semana Do Tempo Comum
27 de Setembro de 2021
Cor: Branco

Evangelho – Lc 9,46-50
Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,46-50:
Naquele tempo:
46 Houve entre os discípulos uma discussão,
para saber qual deles seria o maior.
47 Jesus sabia o que estavam pensando.
Pegou então uma criança, colocou-a junto de si
48 e disse-lhes:
‘Quem receber esta criança em meu nome,
estará recebendo a mim.
E quem me receber,
estará recebendo aquele que me enviou.
Pois aquele que entre todos vós for o menor,
esse é o maior.’
49 João disse a Jesus:
‘Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome.
Mas nós o proibimos, porque não anda conosco.’
50 Jesus disse-lhe:
‘Não o proibais, pois quem não está contra vós,
está a vosso favor.’
Palavra da Salvação.

Comentário do dia 
São Clemente de Alexandria (150-c. 215)
teólogo
O Pedagogo, I, 21-24

«Quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim»

 

«Os seus filhinhos serão levados aos ombros e consolados ao colo», diz a Escritura. «Como à criança a quem a mãe dá consolo, também Eu vos consolarei» (Is 66,12-13). A mãe chega os filhos a si, e nós procuramos a nossa mãe, a Igreja. Qualquer ser de pouca idade e frágil é, nessa fragilidade desprotegida, um ser gracioso, doce, encantador; e Deus não recusa o seu auxílio a seres tão jovens. Todos os pais têm uma ternura peculiar pelos seus filhos pequenos. […] De igual modo, o Pai de toda a criação acolhe aqueles que se refugiam junto de Si, regenera-os pelo Espírito e adota-os como filhos; conhece a sua doçura e só a eles ama, auxilia, defende; é por isso que lhes chama filhos (cf Jo 13,33).

O Espírito Santo, falando pela boca de Isaías, aplica ao próprio Senhor o termo «filho»: «Eis que nos nasceu um menino, que nos foi dado um filho» (Is 9,5). Quem é esta criança, este recém-nascido, à imagem de quem também nós somos crianças? Pela boca do mesmo profeta, o Espírito descreve-nos a sua grandeza: «Conselheiro admirável, Deus poderoso, Pai eterno, Príncipe da paz» (v. 6).

Ó Deus grande! Ó Menino perfeito! O Filho está no Pai e o Pai está no Filho. A educação que este Menino nos dá não podia deixar de ser perfeita. Ele reúne-nos para nos guiar, a nós, que somos seus filhos. O Menino estende-nos as mãos, e nelas depositamos toda a nossa fé. Também João Batista dá testemunho desta criança: «Eis o Cordeiro de Deus», diz-nos (Jo 1,29). Como as Escrituras designam as crianças por cordeiros, ele chamou «Cordeiro de Deus» ao Verbo de Deus, que por nós Se fez homem e que em tudo quis ser igual a nós, Ele, que é o Filho de Deus Pai.

Intenção universal – Um estilo de vida eco sustentável
Rezemos para que todos façamos escolhas corajosas através de um estilo de vida sóbrio e ecossustentável, alegrando-nos pelos jovens que se empenham resolutamente por isso.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.