Bom dia! Evangelho do dia 12 de junho de 2022: «Tudo o que o Pai tem é Meu» – Simeão o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego Hino 21

Crédito: Vatican News
Crédito: Vatican News

 

Dia 12 de junho de 2022
SANTÍSSIMA TRIMNDADE. Solenidade
Cor branco

EVANGELHO
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo
receberá do que é meu e vo-lo anunciará.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 16,12-15:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
12
“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos,
mas não sois capazes de as compreender agora.
13
Quando, porém, vier o Espírito da Verdade,
ele vos conduzirá à plena verdade.
Pois ele não falará por si mesmo,
mas dirá tudo o que tiver ouvido;
e até as coisas futuras vos anunciará.
14
Ele me glorificará,
porque receberá do que é meu
e vo-lo anunciará.
15
Tudo o que o Pai possui é meu.
Por isso, disse que
o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 

Simeão
o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego
Hino 21

«Tudo o que o Pai tem é Meu»

 

Tu brilhaste, manifestando como luz de glória a luz inacessível da tua essência, Salvador, e iluminaste esta alma mergulhada nas trevas. […] Alumiados pela luz do Espírito, os homens olham o Filho, veem o Pai e adoram a Trindade das Pessoas, o Deus único. […] Porque o Senhor [Cristo] é o Espírito (cf 2Cor 3,17), Espírito é também Deus, o Pai do Senhor, Verdadeiramente um só Espírito, pois é indiviso. Aquele que O possui, possui em verdade os três, mas distintamente cada um. […]

O Pai existe e não é Filho, pois é ingerado por essência. O Filho não Se pode tornar Espírito, o Espírito é Espírito não pode ser Pai. O Pai é Pai, porque gera incessantemente. […] O Filho é Filho porque incessantemente é gerado e foi gerado antes de todos os tempos. Surgiu sem ser cortado da sua raiz, mas está simultaneamente à parte sem estar separado e inteiro e uno com o Pai vivo. Ele próprio é vida e a todos dá a vida (cf Jo 14,6; 10,28). Tudo o que o Pai tem, tem o Filho. Tudo o que o Filho tem, tem o Pai. Quando vejo o Filho, vejo o Pai. O Pai é semelhante em tudo ao Filho, salvo que um gera e o outro é incessantemente gerado. […]

Como surge do Pai o Filho? Como a palavra sai do espírito. Como Se separa dele? Como a voz se separar da palavra. Como toma corpo? Como a palavra se escreve […]. Nomes, ações, expressões, tudo surgiu no mundo por ordem de Deus Porque Ele deu nome às suas obras e a cada realidade a designação devida. […] Mas, quanto ao seu próprio nome, jamais O conhecemos, chamamos-Lhe «Deus inexprimível», como dizem as Escrituras (cf Gn 32,30). Se Ele é inexprimível, se não tem nome, se é invisível, se é misterioso, se é inacessível, único acima de toda a palavra, acima de todo o pensamento, não apenas dos homens, mas também dos anjos, «fez das trevas o seu véu» (Sl 17,12). Tudo o mais aqui na Terra pertence às trevas; só Ele, como luz, está fora das trevas.

Neste mês de junho, com o Papa e toda a Igreja, rezemos pelas famílias – Vídeo do Papa
Rezemos pelas famílias cristãs de todo o mundo, para que com gestos concretos vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.