Bom dia! Evangelho de hoje, 30 de dezembro de 2021: Corramos para Deus, que desceu à Terra para nossa salvação! – Simeão o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego Hinos 42, SC 196

Crédito: Comunidade Católica Shalom
Crédito: Comunidade Católica Shalom

 

6º dia na oitava do Natal do Natal
30 de Dezembro de 2021
Cor: Branco

Evangelho – Lc 2,36-40
Pôs-se a falar do menino a todos
que esperavam a libertação de Jerusalém.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 2,36-40:
Naquele tempo:
36 Havia também uma profetisa, chamada Ana,
filha de Fanuel, da tribo de Aser.
Era de idade muito avançada;
quando jovem, tinha sido casada
e vivera sete anos com o marido.
37 Depois ficara viúva,
e agora já estava com oitenta e quatro anos.
Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus
com jejuns e orações.
38 Ana chegou nesse momento
e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino
a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
39 Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor,
voltaram à Galiléia, para Nazaré, sua cidade.
40 O menino crescia e tornava-se forte,
cheio de sabedoria;
e a graça de Deus estava com ele.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia

Simeão
o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego
Hinos 42, SC 196

Corramos para Deus, que desceu à Terra para nossa salvação!

 

Corramos, pois, irmãos, para Deus, o Criador de todas as coisas, que desceu à Terra por nós, pecadores, que inclinou os Céus e Se escondeu dos anjos, que habitou no seio da Virgem santa, que dela tomou carne, sem mutação, de forma inefável, e que dela saiu para a salvação de todos nós. E a nossa salvação consiste nisto, […] em que a boca de Deus manifestou a grande luz dos séculos futuros: o Reino dos Céus desceu à Terra, o Rei soberano dos seres das alturas e dos seres deste mundo veio até nós, quis tornar-Se semelhante a nós, a fim de que todos partilhemos do Reino dos Céus, tenhamos parte na sua glória e sejamos herdeiros dos bens eternos que nunca ninguém viu. Bens esses que são – tal é a minha convicção, a fé que afirmo – o Pai, o Filho e o Espírito Santo, a Santíssima Trindade: eis a fonte de todos os bens, eis a vida de tudo o que existe, eis a alegria inexprimível e a salvação de todos quantos recebem alguma coisa da sua luz inefável e têm consciência de estar em comunhão com Ele.

Escutai: a razão pela qual Ele é chamado Salvador é que leva a salvação àqueles a quem Se une; ora, a salvação consiste em ser libertado de todos os males e encontrar todos os bens para sempre: a vida em vez da morte, a luz em vez das trevas, e, em vez da escravatura das paixões e das ações infames, a total liberdade que é concedida a quantos se uniram a Cristo, Salvador de todos os seres: então, eles possuirão, sem poderem voltar a perdê-la, toda a alegria, toda a felicidade e toda a beatitude […] que só conhecerá, conceberá e verá quem estiver sincera e ardentemente preso a Cristo.

 

Com o Papa e toda a Igreja, rezemos, neste mês de dezembro:

Intenção pela evangelização – Os catequistas
Rezemos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que sejam testemunhas da Palavra com coragem e criatividade na força do Espírito Santo.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.