Bom dia! – Evangelho de hoje, 09 de julho de 2021: «Quando vos entregarem, não vos preocupeis » – São João XXIII (1881-1963) papa Diário da Alma, Agosto de 1961

6ª-feira da 14ª Semana Do Tempo Comum
9 de Julho de 2021
Cor: Branco

Evangelho – Mt 10,16-23
Não sereis vós que havereis de falar,
mas sim o Espírito do vosso Pai.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,16-23:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16 Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos.
Sede, portanto, prudentes como as serpentes
e simples como as pombas.
17 Cuidado com os homens,
porque eles vos entregarão aos tribunais
e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18 Vós sereis levados
diante de governadores e reis, por minha causa,
para dar testemunho diante deles e das nações.
19 Quando vos entregarem,
não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer.
Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer.
20 Com efeito, não sereis vós que havereis de falar,
mas sim o Espírito do vosso Pai
é que falará através de vós.
21 O irmão entregará à morte o próprio irmão;
o pai entregará o filho;
os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão.
22 Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome.
Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
23 Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra.
Em verdade vos digo,
vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel,
antes que venha o Filho do Homem.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
São João XXIII (1881-1963)
papa
Diário da Alma, Agosto de 1961

«Quando vos entregarem, não vos preocupeis »

 

Refletindo sobre mim e sobre as muitas vicissitudes da minha humilde vida, devo reconhecer que o Senhor me dispensou até agora dessas tribulações que, a muitas almas, tornam difícil e ingrato o serviço da verdade, da justiça e da caridade. […] Como agradecerei, meu Deus, o bom tratamento que recebi sempre em todos os lugares aonde cheguei em teu nome, e sempre em pura obediência, não por minha vontade, mas pela tua? «Como retribuirei ao Senhor todo o bem que Ele me fez?» (Sl 115,12).

Vejo muito bem que a minha resposta, a mim próprio e ao Senhor, é sempre: «Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor» (v. 13). Como já insinuei nestas páginas, quando me assaltar a grande tribulação, devo recebê-la bem: «A nossa tribulação momentânea é leve, em relação ao peso extraordinário da glória eterna que nos prepara» (2Cor 4,17). E, se se fizer esperar algum tempo, terei de continuar a saciar-me com o sangue de Jesus, com o cortejo de pequenas e grandes tribulações de que a bondade do Senhor quiser rodear-me.

Sempre me senti, e continuo a sentir-me muito impressionado por estas palavras do pequeno Salmo 130: «Senhor, o meu coração não se orgulha, nem os meus olhos são altivos; não vou atrás de grandezas nem de prodígios que me excedam. Ao contrário, aquieto e sossego a minha alma, como criança saciada no colo de sua mãe: assim está a minha alma dentro de mim». Como amo estas palavras! Mas, se vier a perturbar-me no final da vida, Senhor Jesus, Tu me fortificarás na tribulação. O teu sangue, o teu sangue que continuarei a beber do teu cálice, quer dizer, do teu coração, será para mim penhor de salvação e de alegria eterna. «A nossa tribulação momentânea é leve, em relação ao peso extraordinário da glória eterna que nos prepara»

Fonte: Site Evangelho Quotidiano

Intenção universal – A amizade social – Confira Vídeo do Papa Francisco
Rezemos para que, nas situações de conflitos sociais, econômicos e políticos, sejamos artífices corajosos e apaixonados do diálogo e da amizade.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.