Bom dia! – Evangelho de hoje, 03 de julho de 2021: O testemunho de Tomé – São Pedro Crisólogo (c. 406-450) bispo de Ravena, doutor da Igreja Sermão 84; PL 52, 438

São Tomé, Apóstolo . Festa
3 de Julho de 2021
Cor: Vermelho

Evangelho – Jo 20,24-29
Meu Senhor e meu Deus!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,24-29:

24 Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze,
não estava com eles quando Jesus veio.
25 Os outros discípulos contaram-lhe depois:
“Vimos o Senhor!”.
Mas Tomé disse-lhes:
“Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos,
se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos
e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”
26 Oito dias depois,
encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa,
e Tomé estava com eles.
Estando fechadas as portas, Jesus entrou,
pôs-se no meio deles e disse:
“A paz esteja convosco”.
27 Depois disse a Tomé:
“Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos.
Estende a tua mão e coloca-a no meu lado.
E não sejas incrédulo, mas fiel”.
28 Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!”
29 Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste?
Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
São Pedro Crisólogo (c. 406-450)
bispo de Ravena, doutor da Igreja
Sermão 84; PL 52, 438

O testemunho de Tomé

 

O que levará Tomé a pedir provas para ter fé ? […] O vosso amor, irmãos, teria preferido que, após a ressurreição do Senhor, ninguém ficasse na dúvida por falta de fé. Mas Tomé não trazia no coração só a sua própria incerteza, trazia a incerteza de todos os homens. Já que teria de pregar a ressurreição às nações, queria saber, como bom trabalhador, em que fundamentos poderia edificar um mistério que exige tanta fé.

E o Senhor mostrou a todos os apóstolos aquilo que Tomé pedira para ver: veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e mostrou-lhes as mãos e o lado. Com efeito, se Aquele que entrara estando as portas fechadas não pudesse mostrar-lhes que era realmente Ele, os discípulos poderiam pensar que se tratava de um espírito; ora, as chagas eram o sinal da sua Paixão.

«Depois disse a Tomé: “Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente”». Que estas feridas que estás abrindo de novo façam correr a fé por todo o Universo, elas que verteram a água do batismo e o sangue do resgate. «Tomé respondeu-Lhe: “Meu Senhor e meu Deus!”». Que os incrédulos se aproximem e compreendam e, como diz o Senhor, não sejam incrédulos, mas crentes. Tomé manifesta e proclama que não está ali apenas um corpo humano, mas que, pela Paixão do seu corpo de carne, Cristo é Deus e Senhor: Aquele que saiu vivo da morte e que ressuscitou nas suas chagas é verdadeiro Deus.

Intenção universal – A amizade social
Rezemos para que, nas situações de conflitos sociais, econômicos e políticos, sejamos artífices corajosos e apaixonados do diálogo e da amizade.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.