Bom dia! – Evangelho de hoje, 01 de julho de 2021: «Quem pode perdoar pecados senão Deus?» (Mc 2,7) – São João Crisóstomo (c. 345-407) presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja Homilias sobre o Evangelho de Mateus, 29,1

5ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum
1 de Julho de 2021
Cor: Verde

Evangelho – Mt 9,1-8
A multidão glorificou a Deus,
por ter dado tal poder aos homens.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,1-8:
Naquele tempo:
1 Entrando em um barco,
Jesus atravessou para a outra margem do lago
e foi para a sua cidade.
2 Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama.
Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico:
‘Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!’
3 Então alguns mestres da Lei pensaram:
‘Esse homem está blasfemando!’
4 Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse:
‘Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações?
5 O que é mais fácil, dizer:
‘Os teus pecados estão perdoados’,
ou dizer: ‘Levanta-te e anda’?
6 Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem
tem na terra poder para perdoar pecados,
– disse, então, ao paralítico –
‘Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa.’
7 O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa.
8 Vendo isso, a multidão ficou com medo
e glorificou a Deus,
por ter dado tal poder aos homens.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
São João Crisóstomo (c. 345-407)
presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho de Mateus, 29,1

«Quem pode perdoar pecados senão Deus?» (Mc 2,7)

«Apresentaram-Lhe então um paralítico». São Mateus diz simplesmente que esse paralítico foi levado a Jesus. Os outros evangelistas narram que foi descido por uma abertura no teto e apresentado ao Salvador sem nada pedir, deixando que fosse Ele a decidir sobre a cura. […] Prossegue o evangelho: «Ao ver a fé daquela gente», isto é, dos que Lhe tinham levado o paralítico. Reparai que, algumas vezes, Cristo não faz caso nenhum da fé do doente: talvez porque ele seja incapaz de a ter, por estar inconsciente ou possuído por um espírito mau.

Mas este paralítico tinha uma grande confiança em Jesus […] e Cristo responde a essa confiança com um prodígio extraordinário: com o poder que é próprio de Deus, perdoa-lhe os pecados, mostrando assim que é igual ao Pai, como já tinha mostrado quando dissera ao leproso: «Quero, fica purificado!» (Mt 8,3), […] quando, com uma só palavra, tinha acalmado o mar em fúria (cf Mt 8,26) e quando, como Deus, tinha expulsado os demônios, que reconheciam nele o seu soberano e o seu juiz (cf Mt 8,32).

Aqui, mostra aos seus adversários, para grande espanto destes, que é igual ao Pai. E o Salvador mostra também, mais uma vez, que rejeita o que é espetacular ou fonte de glória vã: a multidão pressiona-O de todos os lados, mas Ele não tem pressa em fazer um milagre visível, curando a paralisia exterior desse homem […]; começa, pois, por fazer um milagre invisível, curando-lhe a alma, cura infinitamente mais vantajosa para o homem — e, na aparência, menos gloriosa para Cristo.

Intenção universal – A amizade social
Rezemos para que, nas situações de conflitos sociais, econômicos e políticos, sejamos artífices corajosos e apaixonados do diálogo e da amizade.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.