Bom dia! Evangelho de 29 de janeiro de 2023: A pobreza – Beato Columba Marmion (1858-1923) abade

Crédito: Comunidade Santa Rosa de Lima
Crédito: Comunidade Santa Rosa de Lima

 

Dia 29 de janeiro de 2024
4º domingo do Tempo Comum 
Dia Mundial da Hanseníase 

 

EVANGELHO
Bem-aventurados os pobres em espírito.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,1-12a:

 

Naquele tempo,
1
vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se.
Os discípulos aproximaram-se,
2
e Jesus começou a ensiná-los:
3
“Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o Reino dos Céus.
4
Bem-aventurados os aflitos,
porque serão consolados.
5
Bem-aventurados os mansos,
porque possuirão a terra.
6
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.
7
Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia.
8
Bem-aventurados os puros de coração,
porque verão a Deus.
9
Bem-aventurados os que promovem a paz,
porque serão chamados filhos de Deus.
10
Bem-aventurados os que são perseguidos
por causa da justiça,
porque deles é o Reino dos Céus.
11
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem
e perseguirem, e mentindo,
disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12a
Alegrai-vos e exultai,
porque será grande a vossa recompensa nos céus”.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Beato Columba Marmion (1858-1923)
abade

A pobreza

 

«Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus»
Quem são aqueles a quem Nosso Senhor chama pobres em espírito? São aqueles que não são proprietários, nem em espírito, nem no seu coração, nem na sua vontade, mas nada mais querem ter que a Deus. Todos os dias eles depositam aos pés de Cristo juízos, maneiras de ver, vontade, tudo, dizendo-Lhe: «Nada quero ter que seja meu; nada quero possuir senão o que de Ti vem; nada quero fazer senão o que Tu, como Verbo, decidiste para mim desde toda a eternidade: realizar o ideal divino que está em Ti a meu respeito». […]

Esforcemo-nos para que, através da oração e com o olhar sempre fixo no nosso modelo, o sobrenatural seja a fonte de todos os nossos atos, para que o nome do Pai seja santificado, para que o seu Reino venha a nós, para que a sua vontade seja feita; nessa altura, a nossa vontade será verdadeiramente divinizada. E nessa altura, toda a nossa vida, voltando para Deus, será um louvor incessante, extremamente agradável ao nosso Pai celeste. Esclarecidos, inspirados e movidos pelo seu Verbo e o seu Espírito, poderemos dizer: «É o Senhor que me guia» (cf Rom 8,14); e acrescentaremos imediatamente, como o salmista: «Nada me faltará» (Sl 22,1).

Porque o Pai, vendo em nós apenas o que vem dele, da graça do seu Filho, da inspiração do seu Espírito, vendo-nos segundo os seus desejos, unidos ao seu Filho em todas as coisas, abraça-nos com a mesma complacência que tem pelo seu próprio Filho e cumula-nos das riquezas inesgotáveis do seu Reino. A nossa obra consistiu em nos despojarmos de nós próprios para nos deixarmos levar a Deus por Cristo. […] Todas as bênçãos de que o Filho está cumulado se tornam nossa herança. Deus abandona ao nada das suas pretensas riquezas aqueles que, julgando tudo possuir, repousam em si próprios; mas a sua misericórdia infinita cumula de bens do alto a miséria que só nele põe a sua esperança (cf Lc 1,53).

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE CONFIADA À REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO PARA O MÊS DE JANEIRO DE 2023:
PELOS EDUCADORES
Rezemos para que os educadores sejam testemunhas credíveis, ensinando a fraternidade em vez da competição e ajudando em particular os jovens mais vulneráveis.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.