Dia 28 de setembro de 2022
Quarta-feira da 25ª Semana do Tempo Comum
Cor litúrgica: Verde
EVANGELHO
Eu te seguirei para onde quer que fores.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,57-62:
Naquele tempo,
57
enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam,
alguém na estrada disse a Jesus:
“Eu te seguirei para onde quer que fores”.
58
Jesus lhe respondeu:
“As raposas têm tocas
e os pássaros têm ninhos;
mas o Filho do Homem
não tem onde repousar a cabeça”.
59
Jesus disse a outro:
“Segue-me”.
Este respondeu:
“Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”.
60
Jesus respondeu:
“Deixa que os mortos enterrem os seus mortos;
mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”.
61
Um outro ainda lhe disse:
“Eu te seguirei, Senhor,
mas deixa-me primeiro
despedir-me dos meus familiares”.
62
Jesus, porém, respondeu-lhe:
“Quem põe a mão no arado e olha para trás,
não está apto para o Reino de Deus”.
Palavra da Salvação.
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Comentário do dia
Narrativa de um companheiro de São Francisco de Assis (c. 1244)
Sacrum commercium, 22
«O Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça»
Ó Senhora Pobreza, o Filho do Pai soberano enamorou-Se da tua formosura (cf Sab 8,2) […], sabendo que serias a mais fiel das companheiras. Antes de Ele descer da sua pátria luminosa, tu preparaste-Lhe um lugar conveniente, um trono para Se sentar, um leito para descansar: a paupérrima Virgem de quem nasceu. Estiveste à sua cabeceira desde o princípio: foi reclinado «numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria» (Lc 2,7). E acompanhaste-O enquanto viveu neste mundo: «As raposas têm as suas tocas, e as aves do céu os seus ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça».
Quando começou a ensinar, depois de ter deixado os profetas falarem em seu nome, foi a ti que primeiro elogiou: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu!» (Mt 5,3). Depois, ao escolher alguns amigos como suas testemunhas para a salvação da humanidade, não foi por comerciantes ricos que optou, mas por modestos pescadores, para a todos mostrar que a estima que te tem, Senhora Pobreza, devia gerar amor por ti. Por fim, como se fosse necessária uma prova gloriosa e definitiva do teu valor, da tua nobreza, da tua coragem e da tua proeminência sobre as outras virtudes, foste a única a manter-te ligada ao Rei da glória, enquanto os amigos escolhidos O abandonaram.
Companheira fiel e terna amante, nem por um instante O deixaste; a Ele foste ficando cada vez mais ligada ao vê-lo mais e mais universalmente desprezado […]. Tu foste a única a consolá-lo, não O deixando até à morte, «e morte de cruz» (Fil 2,8), nu, de braços abertos em esforço, as mãos e os pés trespassados por pregos […], de tal forma que nada Lhe restava da sua glória para além de ti.
Intenção universal – Um estilo de vida eco sustentável
Rezemos para que todos façamos escolhas corajosas através de um estilo de vida sóbrio e ecossustentável, alegrando-nos pelos jovens que se empenham resolutamente por isso.