Bom dia! Evangelho de 27 de junho de 2022: «O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça» – Santo Afonso-Maria de Ligório (1696-1787) bispo, doutor da Igreja 8.º Discurso para a novena de Natal

Crédito: Dehonianos
Crédito: Dehonianos

 

Dia 27 de junho de 2022
São Cirilo de Alexandria – Memória – branco
Segunda-feira da 13ª Semana Comum
Cor verde

EVANGELHO
Segue-me!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 8,18-22:

Naquele tempo,
18
Vendo uma multidão ao seu redor,
Jesus mandou passar para a outra margem do lago.
19
Então um mestre da Lei aproximou-se e disse:
“Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.
20
Jesus lhe respondeu:
“As raposas têm suas tocas
e as aves dos céus têm seus ninhos;
mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.
21
Um outro dos discípulos disse a Jesus:
“Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”.
22
Mas Jesus lhe respondeu:
“Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 

Santo Afonso-Maria de Ligório (1696-1787)
bispo, doutor da Igreja
8.º Discurso para a novena de Natal

«O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça»

 

Deus é a sua própria riqueza, porque é o bem infinito. […] Este Deus, que é tão rico, fez-Se pobre ao tornar-Se homem, a fim de nos enriquecer, a nós, miseráveis pecadores. É este o claríssimo ensinamento do apóstolo Paulo: «De rico que era, Jesus tornou-Se pobre, para vos enriquecer pela sua pobreza» (2Cor 8,9). Como? Um Deus […] chega ao ponto de Se tornar pobre? Com que intenção? Tentemos compreendê-la. Os bens terrenos não passam de terra e lama; mas esta lama cega de tal modo os homens que eles deixam de discernir os verdadeiros bens.

Antes da vinda de Jesus Cristo, o mundo estava repleto de trevas, porque cheio de pecados: «Toda a carne havia pervertido a sua conduta» (Gn 6,12). Ou seja, os homens tinham obscurecido em si a lei natural, gravada no seu espírito por Deus; viviam como animais, preocupados apenas em obter prazeres e bens terrenos, e totalmente indiferentes aos bens eternos. Foi por um efeito da misericórdia divina que o Filho de Deus veio dissipar essas trevas profundas: «Sobre aqueles que habitavam a sombria região da morte, uma luz resplandeceu» (Is 9,1). […]

Contudo, o divino Mestre não quis instruir-nos apenas pela palavra, mas também, e sobretudo, pelo exemplo da sua vida. «A pobreza», afirma São Bernardo, «estava ausente do Céu; encontrava-se apenas na Terra. Infelizmente, o homem não conhecia o seu preço, e por isso não a procurava. Para torná-la preciosa aos nossos olhos e digna de todos os nossos desejos, que fez o Filho de Deus? Desceu do Céu à Terra e escolheu-a como companheira de toda a sua vida».

(Evangelho Quotidiano)

Neste mês de junho, com o Papa e toda a Igreja, rezemos pelas famílias – Vídeo do Papa
Rezemos pelas famílias cristãs de todo o mundo, para que com gestos concretos vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.