Bom dia! Evangelho de 26 de julho de 2022: «Então os justos brilharão como o sol no reino do seu Pai» – Santo Hilário (c. 315-367) bispo de Poitiers, doutor da Igreja Tratado sobre a Trindade, XI, 39-40

Crédito: Instituto Humanitas Unisinos
Crédito: Instituto Humanitas Unisinos

 

Dia 26 de julho de 2022
São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora Memória
Cor litúrgica: verde

 

EVANGELHO
Muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,16-17:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16
“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem
e vossos ouvidos ouvem.
17
Em verdade vos digo, muitos profetas e justos
desejaram ver o que vedes, e não viram,
desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.
Palavra da Salvação.
(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

 

Comentário do dia 
Santo Hilário (c. 315-367)
bispo de Poitiers, doutor da Igreja
Tratado sobre a Trindade, XI, 39-40

«Então os justos brilharão como o sol no reino do seu Pai»

Cristo entregará o reino a seu Pai (cf 1Cor 15,24), não no sentido em que renunciará ao seu poder entregando-Lhe o seu Reino, mas no sentido em que o Reino de Deus seremos nós, quando tivermos sido conformados à glória de seu corpo […] e constituídos Reino de Deus através da glorificação desse corpo. Ele entregar-nos-á ao Pai enquanto Reino, como diz o Evangelho: «Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo» (Mt 25,34).

E «os justos brilharão como o sol no reino do seu Pai», porque o Filho colocará nas mãos de Deus aqueles que, sendo o Reino, para ele convidou, aqueles a quem foram prometidas as bem-aventuranças próprias deste mistério: «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5,8). […] Serão estes que, enviados a seu Pai como seu Reino, verão a Deus. O próprio Senhor disse aos apóstolos em que consiste este Reino: «O Reino de Deus está no meio de vós» (Lc 17,21).

E, se alguém inquirir quem é Aquele que entregará o Reino, preste atenção: «Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram. Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem vem a ressurreição dos mortos» (1Cor 15,20-21). Tudo isto diz respeito ao mistério do corpo, uma vez que Cristo foi o primeiro a ressuscitar de entre os mortos. […] Por isso é que Deus será «tudo em todos» (1Cor 15,28), para o progresso da humanidade assumida por Cristo.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de julho, rezemos pelos idosos – Vídeo do Papa
Rezemos pelos idosos, que representam as raízes e a memória de um povo, para que a sua experiência e a sua sabedoria ajudem os mais jovens a olhar o futuro com esperança e responsabilidade.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.