Bom dia! Evangelho de 26 de setembro de 2025: «Aprendei de Mim» (Mt 11,28-29) – São João Cassiano (c. 360-435) fundador de mosteiro em Marselha Conferências, n.° 15, 6-7

Crédito: ACI Digital
Crédito: ACI Digital

 

Dia 25 de setembro de 2025
26º Domingo do Tempo Comum 
Cor litúrgica: Verde

 

EVANGELHO

Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,46-50:

 

Naquele tempo,

46

houve entre os discípulos uma discussão,
para saber qual deles seria o maior.

47

Jesus sabia o que estavam pensando.
Pegou então uma criança, colocou-a junto de si

48

e disse-lhes:
“Quem receber esta criança em meu nome,
estará recebendo a mim.
E quem me receber,
estará recebendo aquele que me enviou.
Pois aquele que entre todos vós for o menor,
esse é o maior”.

49

João disse a Jesus:
“Mestre, vimos um homem 

que expulsa demônios em teu nome.
Mas nós o proibimos, 

porque não anda conosco”.

50

Jesus disse-lhe:
“Não o proibais, pois quem não está contra vós,
está a vosso favor”.
Palavra da Salvação

(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

 

Comentário do dia
João João Cassiano (c. 360-435)
fundador de mosteiro em Marselha

Conferências, n.° 15, 6-7

«Aprendei de Mim» (Mt 11,28-29)

 

Os grandes da fé não tiravam partido algum do seu poder de operar maravilhas, mas confessavam não ter qualquer mérito nisso e que tudo era obra da misericórdia do Senhor. Se alguém admirava os seus milagres, rejeitavam a glória humana com palavras recolhidas dos apóstolos: «Homens de Israel, porque vos admirais com isto? Porque nos olhais, como se tivéssemos feito andar este homem por nosso próprio poder ou piedade?» (At 3,12) Em seu entender, ninguém devia ser louvado pelos dons e as maravilhas de Deus. […]

Por vezes acontece que homens inclinados para o mal, condenáveis em matéria de fé, expulsam demónios e operam prodígios em nome do Senhor. Foi disso que os apóstolos se queixaram um dia: «Mestre, vimos um homem expulsar os demónios em teu nome e quisemos impedi-lo, porque ele não anda conosco»; ao que Cristo lhes respondeu: «Não lho proibais, pois quem não é contra vós é por vós». Mas quando, no fim dos tempos, Lhe disserem: «Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizámos, em teu nome que expulsámos os demónios e em teu nome que fizemos muitos milagres?», Jesus afirma que responderá: «Nunca vos conheci; afastai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade» (Mt 7,22s).

E o Senhor recomenda àqueles a quem Ele próprio concedeu a graça gloriosa dos sinais e dos milagres que não se ensoberbeçam: «Não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos antes por os vossos nomes estarem escritos no Céu» (Lc 10,20). O Autor de todos os sinais e milagres convida os seus discípulos a guardarem a sua doutrina: «Aprendei de Mim», diz-lhes, não a expulsar demónios pelo poder do Céu, nem a curar leprosos, nem a dar luz aos cegos, nem a ressuscitar os mortos, mas: «Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração» (Mt 11,29).

Intenção universal – Um estilo de vida eco sustentável

Rezemos para que todos façamos escolhas corajosas através de um estilo de vida sóbrio e ecossustentável, alegrando-nos pelos jovens que se empenham resolutamente por isso.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.