Bom dia! Evangelho de 24 de setembro de 2024: O nosso título de glória é o Filho do Homem, entregue nas mãos dos homens – São Tomás de Aquino (1225-1274) teólogo dominicano, doutor da Igreja Comentário sobre a Epístola aos Gálatas, 6

Crédito: Vatican News
Crédito: Vatican News

 

Dia 24 de setembro de 2024
Sábado da 25ª Semana do Tempo Comum 
Cor litúrgica: verde 

 

EVANGELHO
O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.
Eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,43b-45:

Naquele tempo,
43b
todos estavam admirados
com todas as coisas que Jesus fazia.
Então Jesus disse a seus discípulos:
44
“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer:
O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”.
45
Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia.
O sentido lhes ficava escondido,
de modo que não podiam entender;
e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.
Palavra da Salvação.
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

 

Comentário do dia 

São Tomás de Aquino (1225-1274)
teólogo dominicano, doutor da Igreja
Comentário sobre a Epístola aos Gálatas, 6

O nosso título de glória é o Filho do Homem, entregue nas mãos dos homens

 

«Quanto a mim, Deus me livre de me gloriar a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo», diz São Paulo (Gal 6,14). Repara, observa Santo Agostinho: onde o sábio segundo o mundo julga encontrar a vergonha, aí descobre o apóstolo Paulo um tesouro; pois aquilo que para outros é loucura, para ele é sabedoria (cf 1Cor 1,17s) e título de glória. Com efeito, cada um retira a sua glória daquilo que, a seus olhos, o torna grande; se julga ser importante por ser rico, glorifica-se nos seus bens.

Mas aquele que não encontra grandeza senão em Jesus Cristo põe a sua glória apenas em Jesus; assim era o apóstolo Paulo, que dizia: «Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim» (Gal 2,20). Por isso, só se gloria em Cristo, e sobretudo na cruz de Cristo, na qual estão reunidos todos os motivos de glória que um homem pode ter. Há quem retire a sua glória da amizade com os grandes e poderosos; Paulo, porém, apenas tem necessidade da cruz de Cristo, onde descobre o sinal mais evidente da amizade de Deus: «Assim demonstrou Deus o seu amor para conosco:

Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores» (Rm 5,8). Nada manifesta tão bem o amor de Deus para conosco como a morte de Cristo. «Oh, testemunho inestimável do amor!», exclama São Gregório. «Para resgatar o escravo, entregastes o Filho!».

Intenção universal – Um estilo de vida eco sustentável
Rezemos para que todos façamos escolhas corajosas através de um estilo de vida sóbrio e ecossustentável, alegrando-nos pelos jovens que se empenham resolutamente por isso.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.