Bom dia! Evangelho de 23 de abril de 2022: «Proclamai o Evangelho a toda a criatura» – Santo Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja Sermão 233; PL 38, 1112

Crédito: Paróquia Santo Antônio - Lapa, PR
Crédito: Paróquia Santo Antônio – Lapa, PR

Sábado na Oitava da Páscoa
23 de Abril de 2022
Cor: Branco

 

Evangelho – Mc 16,9-15
Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 16,9-15:
9 Depois de ressuscitar,
na madrugada do primeiro dia após o sábado,
Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena,
da  qual havia expulsado sete demônios.
10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus,
que estavam de luto e chorando.
11 Quando ouviram que ele estava vivo
e fora visto por ela, não quiseram acreditar.
12 Em seguida, Jesus apareceu a dois deles,
com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo.
13 Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros.
Também a estes não deram crédito.
14 Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos
enquanto estavam comendo,
repreendeu-os por causa da falta de fé
e pela dureza de coração,
porque não tinham acreditado
naqueles que o tinham visto ressuscitado.
15 E disse-lhes:
‘Ide pelo mundo inteiro
e anunciai o Evangelho a toda criatura!
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Santo Agostinho (354-430)
bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Sermão 233; PL 38, 1112

«Proclamai o Evangelho a toda a criatura»

 

Ouvistes o que o Senhor disse aos seus discípulos depois da ressurreição: enviou-os a pregar o Evangelho, e eles assim fizeram. Escutai: «O seu eco ressoou por toda a Terra, e a sua palavra até aos confins do mundo» (Sl 19,5). Passo a passo, o Evangelho chegou até nós e até aos confins da Terra. Em poucas palavras, o Senhor disse aos seus discípulos, e por eles a todos nós, o que temos de fazer e o que devemos esperar: «Quem acreditar e for batizado, será salvo» (Mc 16,16). Ele pede-nos fé e oferece-nos a salvação.

É tão precioso o que nos oferece que o que nos pede nada é. «Ó Deus, […] os filhos dos homens refugiam-se sob as tuas asas […], Tu os inebrias no rio das tuas delícias. Em Ti está a fonte da vida» (Sl 35,8s). Jesus Cristo é a fonte da vida. Antes de a fonte da vida ter vindo até nós, só tínhamos uma salvação humana, uma salvação semelhante à dos animais de que fala o salmo: «Tu, Senhor, salvas os homens e os animais» (Sl 35,7). Mas agora a fonte da vida veio até nós, a fonte da vida morreu por nós; como poderá recusar-nos a vida Aquele que Se ofereceu à morte por nós?

Ele é a salvação, e esta salvação não é ineficaz como a outra. Porquê? Porque não desaparece. O Salvador veio. Ele morreu, mas matou a morte; em Si, pôs fim à morte; assumiu-a e matou-a. Onde está agora a morte? Procurai-a em Cristo e não a encontrareis. Esteve nele, mas foi morta nele. Ó vida, morte da morte! Recuperai a coragem: também em nós ela morrerá. O que foi alcançado na Cabeça também será realizado nos membros, e a morte morrerá também em nós.

Pelo pessoal de saúde – Confira vídeo do Papa
Rezemos para que o compromisso do pessoal de saúde na assistência às pessoas doentes e aos idosos, sobretudo nos países pobres, seja apoiado pelos governos e pelas comunidades locais.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.