Bom dia! Evangelho de 22 de dezembro de 2021: «O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador» – São Beda o Venerável (c. 673-735), monge beneditino, doutor da Igreja Homilias sobre o Evangelho, I, 4; CCL 122, 25ss. (trad. Breviário, rev.)

Crédito: Comunidade Recanto do Espírito Santo
Crédito: Comunidade Recanto do Espírito Santo

 

Últimos dias antes do Natal – 22 de dezembro do Advento
22 de Dezembro de 2021
Cor: Roxo

Evangelho – Lc 1,46-56
O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,46-56:
Naquele tempo:
46 Maria disse:
‘A minha alma engrandece o Senhor,
47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
48 porque olhou para a humildade de sua serva.
Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
49 porque o Todo-poderoso
fez grandes coisas em meu favor.
O seu nome é santo,
50 e sua misericórdia se estende, de geração em geração,
a todos os que o temem.
51 Ele mostrou a força de seu braço:
dispersou os soberbos de coração.
52 Derrubou do trono os poderosos
e elevou os humildes.
53 Encheu de bens os famintos,
e despediu os ricos de mãos vazias.
54 Socorreu Israel, seu servo,
lembrando-se de sua misericórdia,
55 conforme prometera aos nossos pais,
em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.’
56 Maria ficou três meses com Isabel;
depois voltou para casa.
Palavra da Salvação

.

Comentário do dia 
São Beda
o Venerável (c. 673-735), monge beneditino, doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho, I, 4; CCL 122, 25ss. (trad. Breviário, rev.)

«O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador»

 

«A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador». Com estas palavras, Maria reconhece, em primeiro lugar, os dons singulares que lhe foram concedidos, e a seguir enumera os benefícios universais com que Deus favorece continuamente o género humano. Glorifica o Senhor a alma daquele que consagra todos os sentimentos da sua vida interior ao louvor e serviço de Deus e, pela observância dos mandamentos, mostra que está a pensar sempre no poder da majestade divina.

Exulta em Deus, seu Salvador, o espírito daquele que se alegra apenas em meditar no seu Criador, de quem espera a salvação eterna. Embora estas palavras se apliquem a todas as almas santas, adquirem contudo a sua ressonância mais perfeita ao serem proferidas pela bem-aventurada Mãe de Deus, que, por singular privilégio, amava com perfeito amor espiritual Aquele cuja conceção corporal no seu seio era a causa da sua alegria. Com razão pôde ela exultar, mais que todos os outros santos, em Jesus, seu Salvador, porque sabia que o eterno Autor da salvação havia de nascer da sua carne com nascimento temporal, e, sendo uma só e mesma pessoa, havia de ser ao mesmo tempo seu Filho e seu Senhor. […]

Por isso se introduziu na liturgia da Santa Igreja o costume, belo e salutar, de cantarem todos este hino de Maria na salmodia vespertina, para que os fiéis, ao recordarem assiduamente o mistério da encarnação do Senhor, se entreguem com generosidade ao serviço divino e, lembrando-se constantemente dos exemplos da Mãe de Deus, se confirmem na verdadeira santidade. E pareceu muito oportuno que isto se fizesse na hora das Vésperas, para que a nossa mente, fatigada e distraída ao longo do dia com pensamentos diversos, encontre o recolhimento e a paz de espírito ao aproximar-se o tempo de descanso.

Com o Papa e toda a Igreja, rezemos, neste mês de dezembro:

Intenção pela evangelização – Os catequistas
Rezemos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que sejam testemunhas da Palavra com coragem e criatividade na força do Espírito Santo.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.