Bom dia! Evangelho de 21 de maio de 2022: «Não sois do mundo, pois a minha escolha separou-vos do mundo» – Santo Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja Sermão 334, para os Santos Mártires, §1

Crédito: ACI Digital
Crédito: ACI Digital

 

Sábado da 5ª Semana da Páscoa
21 de Maio de 2022
Cor: Branco

Evangelho – Jo 15,18-21
Não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15,18-21:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
18 Se o mundo vos odeia,
sabei que primeiro me odiou a mim.
19 Se fôsseis do mundo,
o mundo gostaria daquilo que lhe pertence.
Mas, porque não sois do mundo,
porque eu vos escolhi e apartei do mundo,
o mundo por isso vos odeia.
20 Lembrai-vos daquilo que eu vos disse:
‘O servo não é maior que seu senhor’.
Se me perseguiram a mim,
também perseguirão a vós.
Se guardaram a minha palavra,
também guardarão a vossa.
21 Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome,
porque não conhecem aquele que me enviou.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Santo Agostinho (354-430)
bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Sermão 334, para os Santos Mártires, §1

«Não sois do mundo, pois a minha escolha separou-vos do mundo»

 

Todos os bons e fiéis cristãos, mas sobretudo os gloriosos mártires, dirão: «Se Deus está por nós, quem estará contra nós?» (Rm 8,31). O mundo gritava contra eles, as nações faziam planos insensatos, os príncipes conspiravam (cf Sl 2,1), inventando novos tormentos e imaginando suplícios incríveis para eles. Cobriam-nos de opróbrio e de falsas acusações, encerravam-nos em cárceres insuportáveis, torturavam-lhes a carne com unhas de ferro, massacravam-nos a golpes de espada, expunham-nos às feras, abandonavam-nos às chamas, e estes mártires de Cristo exclamavam: «Se Deus está por nós, quem estará contra nós?».

O mundo inteiro está contra vós, e vós dizeis: «Quem estará contra nós?». E os mártires respondem-nos: «Que importância tem o mundo inteiro, se morremos por Aquele por quem o mundo foi feito?». Que o digam estes mártires, pois, e o reiterem, e que nós os escutemos, dizendo com eles: «Se Deus está por nós, quem estará contra nós?». Podem descarregar a sua fúria, injuriar-nos, acusar-nos injustamente, cobrir-nos de calúnias; podem torturar-nos e matar-nos. Que farão os mártires? Repetirão: «Deus é o meu auxílio, o Senhor conserva a minha vida» (Sl 53, 6). […]

Se o Senhor conserva a minha vida e dá força à minha alma, como poderá o mundo fazer-me mal? […] Será também Ele a restabelecer o meu corpo. […] «Até os cabelos da vossa cabeça estão contados» (Lc 12, 7). […] Digamos portanto, digamos com fé, com esperança, com um coração ardente de caridade: «Se Deus está por nós, quem estará contra nós?».

 

Pela fé dos jovens – Veja Vídeo do Papa  desse mês de maio 
Rezemos para que os jovens, chamados a uma vida em plenitude, descubram em Maria o estilo da escuta, a profundidade do discernimento, a coragem da fé e a dedicação ao serviço.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.