Bom dia! Evangelho de 18 de outubro de 2022: São Lucas evangelista, «servidor da Palavra» (Lc 1,2) – São John Henry Newman (1801-1890) teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra PPS, vol. 3, n.º 22 : «A parte escolhida por Maria»

Crédito: Comunidade Santa Rosa de Lima
Crédito: Comunidade Santa Rosa de Lima

 

Dia 18 de outubro de 2022
Terça-feira da 29ª Semana do Tempo Comum 
Cor litúrgica: Verde 

 

EVANGELHO
A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,1-9:

Naquele tempo,
1
o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos
e os enviou dois a dois, na sua frente,
a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
2
E dizia-lhes:
“A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos.
Por isso, pedi ao dono da messe
que mande trabalhadores para a colheita.
3
Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
4
Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias,
e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
5
Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro:
‘A paz esteja nesta casa!’
6
Se ali morar um amigo da paz,
a vossa paz repousará sobre ele;
se não, ela voltará para vós.
7
Permanecei naquela mesma casa,
comei e bebei do que tiverem,
porque o trabalhador merece o seu salário.
Não passeis de casa em casa.
8
Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos,
comei do que vos servirem,
9
curai os doentes que nela houver
e dizei ao povo:
‘O Reino de Deus está próximo de vós’ “.
Palavra da Salvação.]
(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – © Todos os direitos reservados.)

Comentário do dia 
São John Henry Newman (1801-1890)
teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra
PPS, vol. 3, n.º 22 : «A parte escolhida por Maria»

São Lucas evangelista, «servidor da Palavra» (Lc 1,2)

 

Toda a palavra de Cristo é boa, pois tem uma missão e uma finalidade que não cai por terra. É impossível que o Verbo de Deus tenha jamais pronunciado palavras efémeras, pois […] exprimiu os conselhos profundos e a vontade santa do Deus invisível. Toda a palavra de Cristo é boa. Embora os seus propósitos tenham sido transmitidos por pessoas comuns, podemos estar certos de que nada do que foi conservado – sejam palavras dirigidas a um discípulo ou a um opositor, sejam conselhos ou opiniões, sejam reprimendas ou palavras de consolação, de persuasão ou de condenação –, nada tem um significado puramente acidental, um alcance limitado ou parcial […].

Pelo contrário, as palavras sagradas de Cristo, mesmo quando nos surgem revestidas de uma aparência temporária e dirigidas a um fim imediato – o que torna mais difícil distinguir os seus elementos momentâneos e contingentes –, mesmo assim, não perdem a sua força a cada século que passa. Pertencendo à Igreja, estão destinadas a durar para sempre no Céu (cf Mt 24,35), prolongando-se até à eternidade. Elas são a nossa regra santa, justa e boa, «farol para os meus passos e luz para os meus caminhos» (Sl 118,105), na mesma plenitude e de forma tão íntima no nosso tempo como quando foram pronunciadas pela primeira vez. Tudo isto seria verdade mesmo que considerássemos que a recolha destas migalhas da mesa de Cristo foi obra humana. Mas temos uma certeza muito maior, porque não as recebemos dos homens, mas de Deus (cf 1Tess 2,13).

O Espírito Santo, que veio glorificar Cristo e dar aos evangelistas a inspiração da escrita, não nos traçou um Evangelho estéril. Louvado seja Ele, por ter escolhido e preservado as palavras que seriam mais úteis aos tempos vindouros, as palavras que podiam servir de lei à Igreja para a fé, a moral e a disciplina: não uma lei escrita em tábuas de pedra (cf Ex 24,12), mas uma lei de fé e de amor, de espírito, e não de letra (cf Rom 7,6), uma lei para corações generosos que aceitam «viver da palavra», por mais modesta e humilde que seja, uma lei «que sai da boca de Deus» (Dt 8,3; Mt 4,4).

Por uma Igreja aberta a todos
Rezemos para que a Igreja, fiel ao Evangelho e corajosa no anúncio, seja um lugar de solidariedade, de fraternidade e de acolhimento, vivendo cada vez mais a sinodalidade.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.