Bom dia! Evangelho de 17 de junho de 2022: «Não acumuleis tesouros na Terra» – São Basílio (c. 330-379) monge, bispo de Cesareia da Capadócia, doutor da Igreja Homilia sobre a caridade: PG 31, 266-267; 275

Crédito: Liturgia Diária
Crédito: Liturgia Diária

Dia 17 de junho de 2022
Sexta-feira da 11ª Semana Comum
Cor verde

EVANGELHO
Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 6,19-23:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
19
“Não junteis tesouros aqui na terra,
onde a traça e a ferrugem destroem,
e os ladrões assaltam e roubam.
20
Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu,
onde nem a traça e a ferrugem destroem,
nem os ladrões assaltam e roubam.
21
Porque, onde está o teu tesouro,
aí estará também o teu coração.
22
O olho é a lâmpada do corpo.
Se o teu olho é sadio,
todo o teu corpo ficará iluminado.
23
Se o teu olho está doente,
todo o teu corpo ficará na escuridão.
Ora, se a luz que existe em ti é escuridão,
como será grande a escuridão”.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 

São Basílio (c. 330-379)
monge, bispo de Cesareia da Capadócia, doutor da Igreja
Homilia sobre a caridade: PG 31, 266-267; 275

«Não acumuleis tesouros na Terra»

 

Porque te atormentas e fazes tantos esforços para colocar a tua riqueza em segurança, atrás de cimento e de tijolos? «Vale mais o bom nome que grandes riquezas» (Pr 22,1). Gostas do dinheiro por causa da consideração que te granjeia; imagina quão maior será a tua fama se puderem chamar-te pai e protetor de milhares de crianças, em vez de guardares milhares de moedas de ouro em sacos. Quer queiras, quer não, um dia terás mesmo de deixar cá o teu dinheiro; pelo contrário, a glória de todo o bem que tiveres feito, levá-la-ás contigo à presença do supremo Mestre, e todo um povo, defendendo-te insistentemente diante do juiz comum, te dará nomes que dirão que o alimentaste e o assististe, que foste bom para ele.

Deves estar reconhecido, feliz e orgulhoso da honra que te é dada: não és tu que tens de ir importunar os outros à sua porta, são os outros que correm para a tua. Mas ficas sombrio, tornas-te inacessível e evitas esses encontros, com medo de teres de deixar um pouco daquilo que tão ciosamente guardas. E só dizes uma coisa: «Não tenho nada, não vos dou nada, porque sou pobre». És de facto pobre, e pobre de todos os bens: pobre de amor, pobre de bondade, pobre de confiança em Deus, pobre de esperança eterna.

Evangelho Quotidiano

Neste mês de junho, com o Papa e toda a Igreja, rezemos pelas famílias – Vídeo do Papa
Rezemos pelas famílias cristãs de todo o mundo, para que com gestos concretos vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.