Bom dia! Evangelho de 15 de julho de 2022: «O Filho do homem é Senhor do sábado» –  Homilia atribuída a São Macário (?-390) monge do Egipto  Homília 35

Crédito: Arautos do Evangelho
Crédito: Arautos do Evangelho

 

Dia 15 de julho de 2022
Sexta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum
São Boaventura, bispo e doutor da Igreja – Memória
Cor litúrgica: verde 

 

EVANGELHO
O Filho do Homem é senhor do sábado.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 12,1-8:
1
Naquele tempo,
Jesus passou no meio de uma plantação
num dia de sábado.
Seus discípulos tinham fome
e começaram a apanhar espigas para comer.
2
Vendo isso, os fariseus disseram-lhe:
“Olha, os teus discípulos estão fazendo,
o que não é permitido fazer em dia de sábado!”
3
Jesus respondeu-lhes:
“Nunca lestes o que fez Davi,
quando ele e seus companheiros sentiram fome?
4
Como entrou na casa de Deus
e todos comeram os pães da oferenda
que nem a ele nem aos seus companheiros
era permitido comer,
mas unicamente aos sacerdotes?
5
Ou nunca lestes na Lei,
que em dia de sábado, no Templo,
os sacerdotes violam o sábado
sem contrair culpa alguma?
6
Ora, eu vos digo:
aqui está quem é maior do que o Templo.
7
Se tivésseis compreendido o que significa:
‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’,
não teríeis condenado os inocentes.
8
De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.
Palavra da Salvação.
(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

 

Comentário do dia 
Homilia atribuída a São Macário (?-390)
monge do Egipto 
Homília 35

«O Filho do homem é Senhor do sábado»

 

Na Lei dada através de Moisés, […] Deus ordenava a todos que descansassem e não fizessem qualquer trabalho ao sábado. Mas isto era «imagem e sombra» (Heb 8,5) do verdadeiro sábado, que é atribuído à alma pelo Senhor. Efetivamente, a alma que foi julgada digna do verdadeiro sábado deixa de se dedicar às suas preocupações indignas e mesquinhas, e descansa delas, celebrando o verdadeiro sábado e gozando o verdadeiro descanso, liberta das obras das trevas. […]

Outrora, estava prescrito que até os animais privados de razão descansassem ao sábado: o boi não devia ser sujeito ao jugo nem o burro transportar carga, porque os próprios animais repousavam dos trabalhos penosos. Quando veio até nós, dando-nos o verdadeiro e eterno sábado, o Senhor trouxe o descanso à alma que andava carregada e oprimida com o peso do pecado e que, sob coação, realizava obras de injustiça, sujeita que estava a cruéis senhores. Ele aliviou-a do peso intolerável das ideias vãs e miseráveis, livrou-a do jugo amargo das obras de injustiça, e deu-lhe o descanso.

Com efeito, o Senhor chama o homem ao descanso dizendo-lhe: «Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei» (Mt 11,28). E todas as almas que confiam e se aproximam dele […] celebram um sábado verdadeiro, delicioso e santo, uma festa do Espírito, numa alegria e num júbilo inexprimível; e rendem a Deus um culto puro, que Lhe agrada, porque vem dum coração puro. Esse é o Sábado verdadeiro e santo.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de julho, rezemos pelos idosos – Vídeo do Papa
Rezemos pelos idosos, que representam as raízes e a memória de um povo, para que a sua experiência e a sua sabedoria ajudem os mais jovens a olhar o futuro com esperança e responsabilidade.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.