Bom dia! Evangelho de 11 de janeiro de 2023: Segui o meu exemplo, velando no recolhimento! – São Charles de Foucauld (1858-1916) eremita e missionário no Saara «Oito dias em Efraim»

Crédito: Diocese de São João da Boa Vista
Crédito: Diocese de São João da Boa Vista

 

Dia 11 de janeiro de 2023 

EVANGELHO
Curou muitas pessoas de diversas doenças.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,29-39:

Naquele tempo,
29
Jesus saiu da sinagoga
e foi, com Tiago e João,
para a casa de Simão e André.
30
A sogra de Simão estava de cama, com febre,
e eles logo contaram a Jesus.
31
E ele se aproximou, segurou sua mão
e ajudou-a a levantar-se.
Então, a febre desapareceu;
e ela começou a servi-los.
32
À tarde, depois do pôr-do-sol,
levaram a Jesus todos os doentes
e os possuídos pelo demônio.
33
A cidade inteira se reuniu em frente da casa.
34
Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças
e expulsou muitos demônios.
E não deixava que os demônios falassem,
pois sabiam quem ele era.
35
De madrugada, quando ainda estava escuro,
Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto.
36
Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus.
37
Quando o encontraram, disseram:
“Todos estão te procurando”.
38
Jesus respondeu:
“Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza!
Devo pregar também ali,
pois foi para isso que eu vim”.
39
E andava por toda a Galileia,
pregando em suas sinagogas
e expulsando os demônios.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
São Charles de Foucauld (1858-1916)
eremita e missionário no Saara
«Oito dias em Efraim»

Segui o meu exemplo, velando no recolhimento!

 

[Nosso Senhor:] «E foi assim que vivi diante de vós olhos os três anos da minha vida pública, passando os dias a ensinar e a curar, a fazer o bem, primeiro às almas e depois aos corpos. E à noite, o que fazia? À noite, retirava-me para longe da multidão à qual Me tinha consagrado plenamente durante o dia e, buscando a solidão, encerrava-Me convosco numa casa hospitaleira, ou subia à montanha, a um cume deserto, e passava a noite em oração […]. Passava a noite em recolhimento, em silêncio, longe das multidões, vigiando e rezando. […] É esse o exemplo que vos deixo.

Foi por vós que o fiz: Eu, que sou suficientemente forte, suficientemente senhor de mim para estar, em toda a parte, a sós com o meu Pai, pois vejo-O sem cessar e estou sempre com Ele, não preciso da solidão para Me recolher, nem do silêncio para Lhe rezar, nem de orações específicas para Me unir a Ele. No meio da multidão, enquanto falo, estou tão unido a Ele como na mais profunda solidão. Não preciso de meditar para O conhecer, porque O conheço; não preciso de Me tornar forte pela sua contemplação, porque sou divinamente forte. […]

Não preciso de solidão nem de vigília, de silêncio ou de oração, porque a oração decorre continuada e perfeitamente dentro de Mim. […] Foi para vos dar exemplo que passei tantas noites em vigília solitária, a rezar a meu Pai, sob o céu estrelado ou no segredo de um quarto fechado. […] Vendo que fiz tudo por vós, amai-Me e estimai-vos uns aos outros. […] E segui o meu exemplo, […] velando no recolhimento e no silêncio, rezando, contemplando e perdendo-vos em Deus».

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE CONFIADA À REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO PARA O MÊS DE JANEIRO DE 2023: 
PELOS EDUCADORES
Rezemos para que os educadores sejam testemunhas credíveis, ensinando a fraternidade em vez da competição e ajudando em particular os jovens mais vulneráveis.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.