Bom dia! Evangelho de 11 de fevereiro de 2022: «Jesus, afastando-Se com ele da multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos» – Santo Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja Discursos sobre os salmos, Sl 103,5-6

 Crédito: Revista Missões
Crédito: Revista Missões

 

6ª feira da 5ª Semana Do Tempo Comum
11 de Fevereiro de 2022
Cor: Verde

Evangelho – Mc 7,31-37
Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 7,31-37:

Naquele tempo:
31 Jesus saiu de novo da região de Tiro,
passou por Sidônia
e continuou até o mar da Galiléia,
atravessando a região da Decápole.
32 Trouxeram então um homem surdo,
que falava com dificuldade,
e pediram que Jesus lhe impusesse a mão.
33 Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão;
em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos,
cuspiu e com a saliva tocou a língua dele.
34 Olhando para o céu, suspirou e disse:
‘Efatá!’, que quer dizer: ‘Abre-te!’
35 Imediatamente seus ouvidos se abriram,
sua língua se soltou
e ele começou a falar sem dificuldade.
36 Jesus recomendou com insistência
que não contassem a ninguém.
Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam.
37 Muito impressionados, diziam:
‘Ele tem feito bem todas as coisas:
Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar’.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 

Santo Agostinho (354-430)
bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Discursos sobre os salmos, Sl 103,5-6

«Jesus, afastando-Se com ele da multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos»

 

«[O Senhor] cura todas as tuas enfermidades» (Sl 103,3). Não temas, todas as doenças serão curadas. Dirás que são grandes; mas o Médico é maior. Não há doenças incuráveis para um Médico omnipotente. Deixa que Ele te trate, não rejeites a sua mão; Ele sabe o que tem a fazer. Não te alegres apenas quando Ele age com suavidade, aceita-O quando corta. Aceita a dor do remédio, pensando na saúde que dela virá. Vede, meus irmãos, tudo o que os homens suportam quando estão doentes para prolongarem a sua vida mais alguns dias. […]

Ora, no teu caso, o resultado não é incerto: Aquele que te prometeu a saúde não Se pode enganar. Porque é que os médicos se enganam? Porque não foram eles que criaram o corpo que tratam. Mas foi Deus que fez o teu corpo e que fez a tua alma. Ele sabe recriar o que criou; sabe reformar o que formou. Só tens de te abandonar nas suas mãos de médico. […] Aceita, portanto, essas mãos e «bendiz, ó minha alma, o Senhor, e não esqueças nenhum dos seus benefícios.

É Ele quem perdoa as tuas culpas e cura todas as tuas enfermidades» (Sl 103,2-3). Aquele que te concebeu para que nunca estivesses doente, se tivesses guardado os seus preceitos, não te curará ? Aquele que fez os anjos e que, ao recriar-te, te fará igual a eles, não te curará? Aquele que fez o Céu e a Terra, e te fez à sua imagem, não te curará? (cf Gn 1,26) Curar-te-á, sim, mas para isso tens de consentir em ser curado. Ele cura de modo perfeito todos os doentes, mas só se eles quiserem. […] A tua saúde é Cristo.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de fevereiro, rezemos na seguinte intenção:
Pelas religiosas e consagradasVeja vídeo do Papa
Rezemos pelas religiosas e consagradas, agradecendo-lhes a sua missão e a sua coragem, para que continuem a encontrar novas respostas diante dos desafios do nosso tempo.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.