Bom dia! Evangelho de 11 de dezembro de 2021: «Então, os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista» – Afraate (?-c. 345) monge e bispo de Nínive, perto de Mossul Exposições, n.° 6, 13

Crédito: Canção Nova Formação
Crédito: Canção Nova Formação

 

Sábado da 2ª Semana do Advento
11 de Dezembro de 2021
Cor: Roxo

Evangelho – Mt 17,10-13
Elias já veio, mas não o reconheceram.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17,10-13:
Ao descerem do monte,
10 os discípulos perguntaram a Jesus:
‘Por que os mestres da Lei dizem
que Elias deve vir primeiro?’
11 Jesus respondeu:
‘Elias vem e colocará tudo em ordem.
12 Ora, eu vos digo: Elias já veio,
mas eles não o reconheceram.
Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram.
Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles.’
13 Então os discípulos compreenderam
que Jesus lhes falava de João Batista.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Afraate (?-c. 345)
monge e bispo de Nínive, perto de Mossul
Exposições, n.° 6, 13

«Então, os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista»

 

Nosso Senhor diz que João é o maior dos profetas, mas João recebeu o Espírito moderadamente, uma vez que obteve um Espírito semelhante ao de Elias. Com efeito, tal como Elias permaneceu na solidão, assim também o Espírito de Deus enviou João para o deserto […]. Assim como Elias foi alimentado por um corvo, assim também João comia gafanhotos.

Assim como Elias usava um cinto de pele, também João vestia uma faixa de pele em torno dos rins. Assim como Elias foi perseguido por Jezabel, também Herodíade perseguiu João. Assim como Elias repreendeu Acab, também João censurou Herodes.

Assim como Elias dividiu as águas do Jordão, também João inaugurou o batismo. Assim como o duplo do Espírito de Elias pousou sobre Eliseu, também João impôs as mãos ao nosso Salvador, que recebeu o Espírito sem medida (cf Jo 3,34). E, assim como Elias abriu o céu e para ele foi elevado, assim também João viu o céu abrir-se e o Espírito de Deus descer a pousar sobre o nosso Salvador.

 

Com o Papa e toda a Igreja, rezemos, neste mês de dezembro:

Intenção pela evangelização – Os catequistas
Rezemos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que sejam testemunhas da Palavra com coragem e criatividade na força do Espírito Santo.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.